quinta-feira, 27 de maio de 2010

Temperança




“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (Filipenses 4:5).



Leituras da semana: Gn 9:20-27; Pv 20:1; 23:31–35; 1Co 6:19; 10:31; 2Pe 1:5-9

Ele tinha sido um juiz respeitado, mas agora vivia na pobreza, vítima de abuso do álcool. Por causa desse vício horrível, que lhe roubou não apenas a dignidade mas a família e o sustento, ele trocou a toga do ofício magistral pelos trapos de um mendigo.
Que fim trágico para o que havia sido uma vida próspera e útil! Em 2007, os noticiários ficaram cheios com a notícia trágica da morte desnecessária de uma jovem que bebeu água demais!


Água? Sim! Como parte de uma competição pelo rádio, ela bebeu uma quantidade excessiva de água e morreu mais tarde, naquele mesmo dia. A autópsia não revelou nada a não ser intoxicação por água.


Embora seja essencial para toda a vida e, normalmente, seja inocente, a água pode matar quando tomada em excesso.


Nesta semana, vamos estudar sobre a temperança em um mundo que equipara o excesso ao sucesso. As ilustrações acima mostram que as coisas prejudiciais devem ser completamente evitadas, e substâncias e práticas sadias devem ser usadas com moderação. Em muitos casos, a moderação é um elemento-chave frequentemente esquecido.


Vamos examinar o que é verdadeira temperança e por que o Senhor quer que sejamos temperantes.


Prévia da semana: Como seres humanos, fomos comprados pelo sangue de Jesus. Consequentemente, temos a responsabilidade moral de cuidar de nosso corpo, e a temperança é a chave para cumprir essa responsabilidade.

                               O primeiro ébrio na Bíblia

O que você gostaria de deixar como herança? Mais especificamente, pelo que você gostaria de ser lembrado depois da morte? Que você foi rico, popular ou politicamente poderoso? Quais são as coisas que realmente importam?


Em toda a Bíblia, encontramos personagens que deixaram legados. Alguns, muito bons, outros, muito ruins, e alguns, uma mistura de tudo.


Veja Noé. Provavelmente, ele seja mais lembrado como o primeiro evangelista não tão bem-sucedido. Ele pregou por 120 anos e só conseguiu um punhado de conversos, e de sua própria família imediata.


Mas a visão de Deus sobre Noé era muito positiva. Em meio à maldade do mundo antediluviano, “Noé achou graça diante do Senhor” (Gn 6:8).


1. Como “Noé achou graça diante” de Deus? Por quê? 


Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. (Gên. 6:9)


Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara. (Gên. 6:22)


Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração. (Gên. 7:1)

2. Apesar da fidelidade e obediência de Noé e de fazer tudo o que Deus lhe pediu, outra história também foi registrada para nós.


Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo. (Gên. 9:20-27)


Que lições podemos tirar dessa triste história?


Noé alcançou notoriedade por ser o primeiro ébrio registrado na Bíblia. Que tristeza que um homem que fez tanto bem pelo Senhor, a quem foram dadas tantas responsabilidades, e que foi tão altamente considerado, haja caído dessa forma!


A mente é o canal para a maior parte da comunicação e deve ser mantida livre de toxinas e substâncias que possam obscurecer a razão e o julgamento. A experiência de Noé é uma advertência e exemplo para nossa instrução, visto que, mesmo o “melhor” entre nós, até o mais forte e mais fiel, não está imune à tentação e mesmo ao pecado aberto. Beber já teria sido muito ruim, mas parece que Noé se entregou a uma bebedeira. Se Noé caiu assim, que dizer de nós?


Você conhece um líder bem respeitado da igreja que caiu de uma forma ou de outra? Sempre ficamos chocados quando alguém que admiramos tropeça, cai e nos desaponta. Como podemos estender as promessas de graça até aos que, como nós, realmente não a merecem?









Um comentário:

  1. Olá.... belo texto....

    tem um selinho pra você no meu blog..
    grande abraço
    http://lorahclaus.blogspot.com/2010/05/selinhooo.html

    ResponderExcluir