sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A carne contra o Espírito




4. “Os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz (Rm 8:5, 6). Pense nesses versos. Que mensagem básica eles trazem? O que eles lhe dizem sobre sua vida? 
Inclinar-se”, aqui, é usado no sentido de agir “de acordo com” (grego kata) alguma coisa. Cogitar significa fixar a mente em alguma coisa. Um grupo de pessoas deixa que sua mente siga os desejos naturais; o outro deixa a mente nas coisas do Espírito, para seguir às Suas ordens. Porque a mente determina as ações, os dois grupos vivem e agem diferentemente.

5. O que a mente carnal não pode fazer? 
Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Rm 8:7-8
Ter a mente fixa em cumprir os desejos da carne, em realidade, é colocar-se em inimizade contra Deus. Alguém que tem a mente assim não tem interesse de fazer a vontade de Deus. Pode até estar em rebelião contra Ele, desconsiderando abertamente Sua lei.

Paulo deseja enfatizar especialmente isto: separados de Cristo, é impossível guardar a lei de Deus. Novamente, Paulo volta a este tema: não importa quanto o indivíduo tente, separado de Cristo, ele não pode obedecer à lei.

O propósito especial de Paulo era persuadir os judeus de que eles precisavam de algo mais que sua Torah (lei). Por sua conduta, eles mostravam que, apesar de ter a revelação divina, eram culpados dos mesmos pecados dos quais os gentios eram culpados (Rm 2). A lição de tudo isso era que eles precisavam do Messias. Sem Ele, os gentios seriam escravos do pecado, incapazes de escapar de seu domínio.

Essa era a resposta de Paulo àqueles judeus que não podiam entender por que aquilo que Deus lhes dera no Antigo Testamento não mais era suficiente para a salvação. Paulo admitiu que o que eles haviam feito era tudo bom, mas eles também precisavam aceitar o Messias.

Pense em suas últimas 24 horas. Suas ações foram do Espírito ou da carne? O que sua resposta lhe diz sobre você mesmo? Se foram da carne, que mudanças você precisa fazer, e como pode fazê-las?  





Nenhum comentário:

Postar um comentário