terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Lei santa




4. No contexto do que foi discutido até aqui, o que significa que “a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom”? Rm 7:12

Visto que os judeus veneravam a lei, Paulo a exalta em todos os sentidos possíveis. A lei serve para o que faz, mas não pode fazer o que nunca foi preparada para fazer: nos salvar do pecado. Para isso, precisamos de Jesus, porque a lei – seja todo o sistema judaico, seja a lei moral em particular – não pode trazer salvação. Só Jesus e Sua justiça, que nos vem pela fé, podem fazer isso.

5. A quem Paulo culpa por sua condição de “morte”, e o que ele isenta? Por que essa distinção é importante? 
Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno. Rm 7:13
Neste verso, Paulo apresenta a “lei” no melhor sentido possível. Ele escolhe culpar o pecado, não a lei, por sua terrível condição pecaminosa, isto é, por ter produzido nele “todo tipo de desejo cobiçoso” (v. 8, NVI). A lei é boa, pois é o padrão divino de conduta, mas, como pecador, Paulo estava condenado diante dela.

6. Por que o pecado teve tanto sucesso em mostrar Paulo como um pecador terrível? 
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Rm 7:14-15

Por ser carnal, Paulo precisava de Jesus Cristo. Só Jesus Cristo podia remover a condenação (
Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus  Rm 8:1). Só Jesus Cristo podia livrá-lo da escravidão do pecado.
Paulo se descreve como “vendido à escravidão do pecado”. Ele é escravo do pecado. Não tem liberdade. Não pode fazer o que deseja. Tenta fazer o que a boa lei lhe diz para fazer, mas o pecado não lhe permite.

Por esta ilustração, Paulo estava tentando mostrar aos judeus que precisava do Messias. Ele já havia mostrado que a vitória só é possível debaixo da graça (
Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça Rm 6:14). Esse mesmo pensamento é reenfatizado em Romanos 7. Viver debaixo da “lei” significa escravização ao pecado, um senhor impiedoso.         



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