sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Liberdade em Cristo (estudo nº 09)




Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Romanos 8:1, RC).

Leituras da semana: Rm 8:1-17

Romanos 8 é a resposta de Paulo a Romanos 7. Em Romanos 7, Paulo fala de frustração, fracasso e condenação. Em Romanos 8, a condenação está anulada, substituída pela liberdade e vitória provida por Jesus Cristo.

Em Romanos 7, Paulo disse que se você se recusar a aceitar Jesus Cristo, terá a experiência infeliz ali descrita. Você será escravo do pecado, impossibilitado de fazer o que preferir. Em Romanos 8, ele diz que Cristo Jesus lhe oferece libertação do pecado e liberdade para fazer o bem que desejar fazer mas que sua natureza pecaminosa não permite.

Paulo continua explicando que essa liberdade foi adquirida a um custo infinito. Cristo, o Filho de Deus, que assumiu a humanidade – a única maneira de Ele Se relacionar conosco – Se tornou nosso exemplo perfeito e o substituto que morreu em nosso lugar. Ele veio “
em semelhança de carne pecaminosa” (v. 3). Como resultado, os requisitos justos da lei podem ser cumpridos em nós (a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.v. 4). Em outras palavras, Cristo tornou possível a vitória sobre o pecado, bem como o atendimento aos reclamos positivos da lei.

Devido a limitações de espaço, só vamos cobrir os primeiros 17 versos de Romanos 8. Conforme o tempo que tiver, leia o restante do capítulo, que está pleno das maravilhosas garantias do amor de Deus. Esses versos nos apontam poderosamente a esperança que devemos ter como cristãos que são “
mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (v. 37) e que, por amor, Ele “não poupou o Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou” (v. 32).   

Domingo                           Liberdade da condenação


1. “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rm 8:1, RC). Que significa “nenhuma condenação”? Nenhuma condenação de quê? E por que essa notícia é tão boa?
Em Cristo Jesus” é uma frase comum nos escritos de Paulo. Estar alguém “em” Cristo Jesus significa que aceitou Cristo como seu Salvador. Aquele que nEle confia implicitamente decide fazer do modo de vida de Cristo o seu próprio modo. O resultado é uma união íntima e pessoal com Cristo.

Em Cristo Jesus” está em contraste com “na carne”. Também está em contraste com a experiência detalhada no capítulo 7, em que Paulo descreve como sendo carnal a pessoa que está sob condenação, antes de se render a Cristo, significando que é escrava do pecado.

A pessoa está sob a condenação da morte.  

11  Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou.
13  Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno.
24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? (Rom 7:11, 13, 24).

Serve à “lei do pecado”
 
23  mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.
25  Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. (Rom 7:23, 25).

Essa pessoa está em uma terrível condição de desgraça

24  Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

Mas, então, a pessoa se rende a Jesus, e ocorre uma imediata mudança em sua condição diante de Deus. Condenada no passado como transgressora da lei, essa pessoa agora está perfeita à vista de Deus, como se nunca houvesse pecado, porque a justiça de Jesus Cristo a cobre completamente. Não mais existe condenação, não porque essa pessoa não tenha defeitos, esteja sem pecados, ou que seja digna da vida eterna (porque não é!), mas porque o registro da vida perfeita de Jesus toma o lugar da pessoa; Assim, não existe condenação.

Mas a boa notícia não termina aí.

2. O que livra uma pessoa da escravidão do pecado? 
Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.  Rom 8:2
A lei do Espírito da vida”, aqui, significa o plano de Cristo para salvar a humanidade, em contraste com “a lei do pecado e da morte”, que foi descrita no capítulo 7 como a lei pela qual o pecado governa, e cujo fim é a morte. Ao contrário, a lei de Cristo traz vida e liberdade.

Todo aquele que se recusa a se entregar a Deus acha-se sob o domínio de outro poder. Não pertence a si mesmo. Pode falar de liberdade, mas está na mais vil servidão. ... Enquanto se lisonjeia de seguir os ditames de seu próprio discernimento, obedece à vontade do príncipe das trevas. Cristo veio quebrar as algemas da escravidão do pecado” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 466). Você é escravo, ou você é livre em Cristo? Como você pode saber com certeza?       





Nenhum comentário:

Postar um comentário