terça-feira, 3 de agosto de 2010

A lei desperta a necessidade




Antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir” (Rm 5:13-14, NVI).

Sobre quê Paulo está falando aqui? A frase “antes de ser dada a lei” é paralela com a declaração “desde o tempo de Adão até o de Moisés”. Ele fala do tempo no mundo desde a criação até o Sinai, antes da introdução formal dos estatutos e leis do sistema israelita, que incluíam, evidentemente, os Dez Mandamentos.

“Antes de ser dada a lei” significa até o detalhamento dos requisitos de Deus nas várias leis dadas a Israel no Sinai. O pecado existia antes do Sinai. Como não haveria de ser? Mentir, matar, adulterar e adorar ídolos não eram pecado antes disso? Evidentemente, sim!

6. Que outros textos revelam a realidade do pecado antes do Sinai?

É verdade que, antes do Sinai, a humanidade geralmente só tinha uma revelação limitada de Deus, mas obviamente conhecia o suficiente para ser considerada responsável. Deus é justo, e não vai punir ninguém incorretamente. No mundo anterior ao Sinai, as pessoas morriam, como Paulo assinala aqui. A morte passou a todos os homens. Embora não tivessem pecado contra um mandamento expressamente revelado, ainda assim, eles haviam pecado. Eles tinham as revelações de Deus por meio da natureza, às quais não haviam atendido e, deste modo, eram considerados culpados. “Desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus... têm sido vistos claramente...; de forma que tais homens são indesculpáveis” (Rm 1:20).

7. Com que propósito Deus Se revela mais completamente na lei? 
Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.   Rm 5:20-21

A instrução dada no Sinai incluía a lei moral, embora ela existisse antes disso. Porém, de acordo com a Bíblia, essa foi a primeira vez que a lei foi escrita e extensamente proclamada.

Quando os israelitas começaram a se comparar com os requisitos divinos, descobriram que estavam muito aquém. Em outras palavras, “a ofensa” era demasiada. De repente, perceberam a extensão de suas transgressões. O propósito dessa revelação era ajudá-los a ver sua necessidade de um Salvador e induzi-los a aceitar a graça livremente oferecida por Deus. Como já destacamos, a verdadeira versão da fé no Antigo Testamento não era legalista.          



Nenhum comentário:

Postar um comentário