sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Expondo a fé (estudo nº 06)






Verso para Memorizar: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus(Romanos 5:1-2).

Leituras da semana: Romanos 5

Paulo demonstrou que a justificação, ou a aceitação diante de Deus, só vem pela fé em Jesus Cristo, pois unicamente Sua justiça é suficiente para nos dar a correta posição diante do Senhor. Construindo sobre essa grande verdade, Paulo expõe algo mais sobre esse tema. Após demonstrar que a salvação precisa ser pela fé e não pelas obras, nem mesmo de alguém que seja tão justo quanto Abraão, de certo modo Paulo retorna um pouco, olha para o grande quadro – o que provocou o pecado, sofrimento e morte e como a solução pode ser achada em Cristo e no que Ele fez pela humanidade.

Pela queda de um homem, Adão, toda a humanidade enfrentou condenação, alienação e morte; pela vitória de um homem, Jesus, todo o mundo foi colocado sobre um novo fundamento diante de Deus. E agora, pela fé em Jesus, o registro de seus pecados, e o castigo devido a esses pecados, pode ser resgatado, pode ser perdoado e esquecido para sempre.

Paulo contrasta Adão e Jesus, mostrando que Cristo veio ao mundo para desfazer o que Adão havia feito e que, pela fé, as vítimas do pecado de Adão podem ser salvas por Jesus, o Salvador. O fundamento disso tudo é a cruz de Cristo e Sua morte substituinte sobre ela – que abre o caminho para que todo ser humano, judeu ou gentio, seja salvo por Jesus, que, com Seu sangue, trouxe justificação a todo aquele que O aceitar.

Seguramente, este é um tema digno de ser desenvolvido, pois é o fundamento de toda a nossa esperança.             


                                            Justificados, pois...


1. Qual é o resultado de termos sido justificados? 

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Rm 5:1-5. 

Que sentimentos tomam conta daquele que alcança essa condição?

A declaração “justificados” significa literalmente “tendo sido justificados”. O verbo grego representa a ação completa. Fomos declarados, ou considerados, justos não por qualquer ato da lei mas por havermos aceitado Jesus Cristo. A vida perfeita de Jesus aqui na Terra, Sua perfeita observância da lei, foi creditada a nós.

Ao mesmo tempo, todos os nossos pecados foram lançados sobre Jesus. Deus considerou que foi Jesus que cometeu esses pecados, não nós, e, assim, podemos ser poupados do castigo que merecíamos. Aquele castigo caiu sobre Cristo, para que nós mesmos nunca tivéssemos que sofrê-lo. Que notícia mais gloriosa pode haver para o pecador?

O verbo grego traduzido como “
nos gloriamos” no verso 3 é o mesmo traduzido como “gloriamo-nos” no verso 2. Assim, existe uma clara conexão entre os versos 2 e 3. Os que são justificados podem se gloriar na tribulação porque depositaram fé e confiança em Jesus Cristo. Têm confiança de que Deus conduzirá todas as coisas para o bem. Consideram uma honra sofrer pela causa de Cristo (pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando - 1Pe 4:13).

Note, também, a progressão dos versos 3 a 5:

1. Perseverança. A palavra grega traduzida dessa forma é hupomone, que significa “firme resistência”. Esse é o tipo de resistência que a tribulação desenvolve naquele que guarda a fé e não perde de vista a esperança que tem em Cristo, mesmo em meio a tentações e sofrimentos que, às vezes, podem tornar tão difícil a vida.

2. Experiência. A palavra grega assim traduzida é dokime, e significa literalmente “
qualidade de ser aprovado”, e daí, “caráter”, ou, mais especificamente, “caráter aprovado”. Aquele que suporta pacientemente as provações pode desenvolver um caráter aprovado.

3. Esperança. Naturalmente, perseverança e experiência ocasionam esperança, aquela encontrada em Jesus e em Sua promessa de salvação. Ao nos apegarmos a Jesus pela fé, arrependimento e obediência, temos tudo para manter esperança.

Em sua vida, qual é sua maior esperança, maior que qualquer outra coisa? Como essa esperança pode ser cumprida em Jesus? E pode mesmo? Se não, de onde vem nossa esperança?        


 Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/li632010.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário