Leituras da semana: Romanos 5
Pela queda de um homem, Adão, toda a humanidade enfrentou condenação, alienação e morte; pela vitória de um homem, Jesus, todo o mundo foi colocado sobre um novo fundamento diante de Deus. E agora, pela fé em Jesus, o registro de seus pecados, e o castigo devido a esses pecados, pode ser resgatado, pode ser perdoado e esquecido para sempre.
Paulo contrasta Adão e Jesus, mostrando que Cristo veio ao mundo para desfazer o que Adão havia feito e que, pela fé, as vítimas do pecado de Adão podem ser salvas por Jesus, o Salvador. O fundamento disso tudo é a cruz de Cristo e Sua morte substituinte sobre ela – que abre o caminho para que todo ser humano, judeu ou gentio, seja salvo por Jesus, que, com Seu sangue, trouxe justificação a todo aquele que O aceitar.
Seguramente, este é um tema digno de ser desenvolvido, pois é o fundamento de toda a nossa esperança.
Justificados, pois...
Ao mesmo tempo, todos os nossos pecados foram lançados sobre Jesus. Deus considerou que foi Jesus que cometeu esses pecados, não nós, e, assim, podemos ser poupados do castigo que merecíamos. Aquele castigo caiu sobre Cristo, para que nós mesmos nunca tivéssemos que sofrê-lo. Que notícia mais gloriosa pode haver para o pecador?
O verbo grego traduzido como “nos gloriamos” no verso 3 é o mesmo traduzido como “gloriamo-nos” no verso 2. Assim, existe uma clara conexão entre os versos 2 e 3. Os que são justificados podem se gloriar na tribulação porque depositaram fé e confiança
Note, também, a progressão dos versos 3 a 5:
1. Perseverança. A palavra grega traduzida dessa forma é hupomone, que significa “firme resistência”. Esse é o tipo de resistência que a tribulação desenvolve naquele que guarda a fé e não perde de vista a esperança que tem em Cristo, mesmo em meio a tentações e sofrimentos que, às vezes, podem tornar tão difícil a vida.
2. Experiência. A palavra grega assim traduzida é dokime, e significa literalmente “qualidade de ser aprovado”, e daí, “caráter”, ou, mais especificamente, “caráter aprovado”. Aquele que suporta pacientemente as provações pode desenvolver um caráter aprovado.
3. Esperança. Naturalmente, perseverança e experiência ocasionam esperança, aquela encontrada em Jesus e em Sua promessa de salvação. Ao nos apegarmos a Jesus pela fé, arrependimento e obediência, temos tudo para manter esperança.
Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/li632010.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário