quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Deus em busca do homem




2. Qual era nossa condição quando Cristo nos buscou? 

Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Rm 5:6-8. 

O que esses versos nos dizem sobre o caráter de Deus? Por que eles são tão cheios de esperança?

Quando Adão e Eva transgrediram vergonhosamente e de maneira indesculpável o mandamento divino, Deus deu os primeiros passos em direção à reconciliação. Desde então, Deus tomou a iniciativa para prover um meio de salvação e convidar homens e mulheres para aceitá-la. “Vindo... a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho” (Gl 4:4).

3. Romanos 5:9 – (Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira)

Este verso diz que podemos ser salvos da ira de Deus por meio de Jesus. O que significa isso?

Como o sangue nas ombreiras das portas dos israelitas no Egito, na véspera de sua partida, protegia os primogênitos da ira que cairia sobre os primogênitos do Egito, o sangue de Jesus Cristo garante que aqueles que foram justificados e retêm essa condição serão protegidos quando, finalmente, a ira de Deus destruir o pecado no fim dos tempos.

Alguns têm dificuldades com a ideia de que um Deus amoroso Se ire. Mas é justamente por causa de Seu amor que existe essa ira. Como poderia Deus, que ama o mundo, não ter ira contra o pecado? Se Ele fosse indiferente para conosco, não Se importaria com o que acontece aqui. Olhe a seu redor e veja o que o pecado fez à Sua criação. Como poderia Deus não Se encolerizar contra tanto mal e devastação?

4. Que outras razões nos são dadas para nos regozijar? 

Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.  Rm 5:10-11

Alguns comentaristas veem no verso 10 uma referência à vida de Cristo neste mundo, durante a qual Ele manteve um caráter perfeito e que agora Se oferece para creditar a nós. Embora certamente seja isso que a vida perfeita de Cristo realizou, Paulo parece ter enfatizado o fato de que, visto que Cristo morreu, Ele ressuscitou e está vivo para sempre (Hb 7:25 -  Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles). Porque Ele vive, nós somos salvos. Se Ele houvesse permanecido na sepultura, nossas esperanças teriam perecido com Ele. O verso 11 continua com as razões que temos para nos regozijar no Senhor, por causa do que Jesus realizou por nós.     


 Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/li632010.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário