quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O pecado personificado




2. Que advertência nos é dada em 

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;  Romanos 6:12?

A palavra reinar mostra que o pecado é representado aqui como um rei. A palavra grega aqui traduzida como reinar significa, literalmente, ser um rei ou agir como rei. O pecado está sempre disposto a assumir o governo de nosso corpo mortal e determinar nosso comportamento.

Quando Paulo disse “
não reine... o pecado”, disse que aqueles que são justificados podem evitar a entronização do pecado como rei sobre sua vida. É aí que entra o poder da vontade.

O que você deve compreender é a verdadeira força da vontade. Esta é o poder que governa a natureza humana, o poder de decisão ou de escolha. Tudo depende da reta ação da vontade. Deus nos deu o poder da escolha; e a nós compete exercê-lo. Você não pode mudar o coração, não pode por si mesmo consagrar a Deus as afeições; mas pode escolher servi-Lo. Pode Lhe dar a vontade. Então, Ele operará em você o querer e o efetuar, segundo a Sua vontade. Desse modo, toda a natureza será levada sob o domínio do Espírito de Cristo; as afeições ficarão centralizadas nEle; seus pensamentos estarão em harmonia com Ele (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 47).

A palavra grega traduzida como paixões em Romanos 6:12 significa desejos. Esses desejos podem ser de coisa boas ou ruins; quando reina o pecado, ele nos faz desejar as coisas ruins. Se lutarmos sozinhos contra eles, os desejos serão fortes, talvez irresistíveis. O pecado pode ser um tirano cruel, que nunca se satisfaz mas sempre volta desejando mais. Unicamente pela fé, unicamente buscando as promessas de vitória é que podemos subverter esse senhor inflexível.

Neste verso, a palavra portanto é fundamental. Ela nos leva ao que foi dito antes, especificamente nos versos 10 e 11. Aquele que foi batizado está agora vivendo “para Deus”. Isto é, Deus é o centro de sua nova vida. A pessoa serve a Deus, fazendo o que Lhe agrada e, então, não pode servir ao pecado ao mesmo tempo. Vive “para Deus, em Cristo Jesus”.

Volte a ler a citação de Ellen G. White no estudo de hoje. Note como é importante o conceito do livre-arbítrio. Como criaturas morais, devemos ter a vontade livre, o poder de escolher entre o certo e o errado, o bem e o mal, ou Cristo ou o mundo. Nas próximas 24 horas, tente acompanhar conscientemente como você está usando seu livre-arbítrio. O que você pode aprender sobre sua maneira de usar, ou abusar, desse dom sagrado?



Nenhum comentário:

Postar um comentário