sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pensando em si mesmo




Neste trimestre, falamos bastante sobre a perpetuidade da lei moral de Deus, e temos enfatizado vez após vez que a mensagem de Paulo no livro de Romanos não ensina que os Dez Mandamentos foram abolidos ou de alguma forma anulados pela fé.

Mas é tão fácil ser apanhado pela letra da lei que nos esquecemos do espírito por trás dela, e esse espírito é o amor – amor de Deus e amor de uns para com os outros. Embora todos possam professar amor, a revelação desse amor na vida diária pode ser um assunto completamente diferente.

2. Como devemos revelar esse amor aos outros? 
3  Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4  Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
5  assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
6  tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
7  se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;
8  ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.
9  O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.
10  Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
11  No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;
12  regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
13  compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade;
14  abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.
15  Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.
16  Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
17  Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;
18  se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
19  não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
20  Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Rm 12:3-21

Como em 1 Coríntios 12 e 13, depois de lidar com os dons do Espírito, Paulo exalta o amor. Amor (grego agape) é o caminho mais excelente. “Deus é amor” (1Jo 4:8). Então, o amor descreve o caráter de Deus. Amar é agir com relação aos outros como Deus age e tratá-los como Deus os trata.

Paulo mostra nesse texto como esse amor precisa ser expresso de maneira prática. Um princípio importante se sobressai, e esse é a humildade pessoal, a disposição do indivíduo de “
não [pensar] de si mesmo além do que convém” (Rm 12:3), disposição de preferir-se “em honra uns aos outros” (v. 10), e disposição de não ser “sábios aos... próprios olhos” (v. 16). As palavras de Cristo sobre Si mesmo: “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11:29) expressam a essência dessa disposição.

Entre todos os povos, os cristãos devem ser os mais humildes. Afinal, veja como somos impotentes, veja quão pecadores somos, veja quão dependentes somos, não só de uma justiça exterior a nós mesmos para a salvação mas de um poder que opera em nós a fim de nos transformar em uma medida que nunca poderíamos transformar a nós mesmos. O que temos de que nos envaidecer, o que temos de que nos gabar, o que temos em nós mesmos para nos orgulhar? Nada! Sob o ponto de partida dessa humildade pessoal, não só diante de Deus mas diante de outros, devemos viver como Paulo nos aconselha nos versos a seguir.

Como você está aplicando à sua própria vida a advertência de Paulo em Romanos 12:18? (se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;)  Você precisa de alguns ajustes de atitude a fim de fazer o que a Palavra nos diz aqui?   




Nenhum comentário:

Postar um comentário