quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Redenção para judeus e gentios (estudo nº 10)




Logo, tem Ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem Lhe apraz” (Romanos 9:18).

Leituras da semana: Romanos 9

Como está escrito: Amei Jacó, porém Me aborreci de Esaú. ... Pois Ele diz a Moisés: Terei misericórdia ... compadecer-Me-ei de quem Me aprouver ter compaixão” (Rm 9:13, 15).

De que Paulo está falando neste verso? Seria sobre a vontade humana livre e a liberdade de escolha, sem a qual muito pouco do que cremos faz sentido? Não somos livres para escolher ou rejeitar Deus, ou estes versos ensinam que certas pessoas são eleitas para ser salvas e outras para se perder, independentemente de suas escolhas pessoais?

Como sempre, a resposta é encontrada examinando-se o quadro maior do que Paulo está dizendo. Paulo segue uma linha de argumento em que tenta mostrar o direito que Deus tem de escolher aqueles a quem Ele usará como Seus “eleitos”. Afinal, é Deus que toma a responsabilidade maior de evangelizar o mundo. Então, por que Ele não pode escolher como Seus agentes aqueles que Ele quiser? Tendo em conta que Deus não tira de ninguém a oportunidade de salvação, essa ação da parte de Deus não é contrária aos princípios do livre-arbítrio. Ainda mais importante, não é contrária à grande verdade de que Cristo morreu por todos os seres humanos, e Seu desejo é de que todos tenham a salvação.

Se nos lembrarmos de que Romanos 9 não está lidando com a salvação pessoal daqueles que Ele chama, mas com Seu chamado para fazer um trabalho específico, o capítulo não apresentará nenhuma dificuldade.   

 Domingo                              A preocupação de Paulo

Vocês serão para Mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas” (Êx 19:6).

Deus precisava de um povo missionário para evangelizar o mundo mergulhado no paganismo, escuridão e idolatria. Ele escolheu os israelitas e Se revelou a eles. Planejou que eles se tornassem uma nação modelo e, assim, atraíssem outras nações para o verdadeiro Deus. Era Seu propósito que a revelação de Seu caráter por intermédio de Israel fosse meio pelo qual o mundo fosse atraído a Ele. Pelo ensino do serviço sacrifical, Cristo deveria ser levantado diante das nações, e todos os que olhassem para Ele viveriam. Com o crescimento do número dos israelitas, com o crescimento de suas bênçãos, eles deveriam aumentar suas fronteiras até que Seu reino alcançasse o mundo.

1-- Que diz Paulo sobre a fidelidade de Deus em meio aos fracassos humanos? 

1 Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:
2  tenho grande tristeza e incessante dor no coração;
3  porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.
4  São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;
5  deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!
6  E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas;
7  nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
8  Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa.
9  Porque a palavra da promessa é esta: Por esse tempo, virei, e Sara terá um filho.
10  E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai.
11  E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),
12  já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço.  Rm 9:1-12

Paulo estava construindo uma linha de argumento mostrando que a promessa feita a Israel não falhara completamente. Havia um remanescente por meio de quem Deus ainda procurava trabalhar. A fim de demonstrar a validade da ideia do remanescente, Paulo volta à história israelita. Ele mostra que Deus sempre foi seletivo: (1) Deus não escolheu toda a semente de Abraão para ser Sua aliança, só a linhagem de Isaque. (2) Ele não escolheu todos os descendentes de Isaque, mas só os de Jacó.

Também é importante ver que a herança, ou linhagem, não garante a salvação. Você pode provir do sangue certo, da família certa, até da igreja certa, e ainda estar perdido; ainda estar fora das promessas. É a fé, fé que opera por amor, que revela os que são “
filhos da promessa” (Rm 9:8).  





Nenhum comentário:

Postar um comentário