sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A salvação dos pecadores




O amor de Paulo por seu povo é claramente aparente nestes versos. Como deve ter sido difícil para ele ver alguns de seus compatriotas lutando contra ele e contra a verdade do evangelho! Mas, em meio a tudo isso, ele ainda acreditava que muitos veriam Jesus como Messias.

7. Como Paulo mostra o amor de Deus, não só pelos judeus, mas por toda a humanidade? Como ele expressa o poder surpreendente e misterioso da graça de Deus? 
28  Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas;
29  porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.
30  Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles,
31  assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia, à vista da que vos foi concedida.
32  Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.
33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
34  Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?
35  Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?
36  Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!  Rm 11:28-36

Nestes versos, embora faça um contraste entre judeus e gentios, um ponto é claro: A misericórdia, o amor e a graça de Deus são derramados sobre os pecadores. Desde antes da fundação do mundo, o plano de Deus era salvar a humanidade e usar outros seres humanos, e até nações, como instrumentos em Suas mãos para cumprir a vontade divina.

8. Leia cuidadosamente e em oração o (verso 31 -  assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia, à vista da que vos foi concedida) 

Que lição importante aprendemos desse texto sobre nosso testemunho, não só aos judeus mas a todos com quem entramos em contato?
Sem dúvida, ao longo dos séculos, caso a igreja cristã tivesse tratado melhor os judeus, muitos mais poderiam ter vindo a seu Messias. A grande apostasia nos primeiros séculos depois de Cristo, e a extrema paganização do cristianismo – inclusive a rejeição da observância do sábado a favor do domingo – certamente não facilitaram as coisas para que os judeus fossem atraídos a Jesus.

Portanto, é importante que todos os cristãos, percebendo a misericórdia que lhes é oferecida em Jesus, mostrem essa misericórdia aos outros! Não podemos ser cristãos se não fizermos assim

23  Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos.
24  E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.
25  Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga. 
26  Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei.
27  E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida.
28  Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves.
29  Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei.
30  Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida.
31  Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo que acontecera.
32  Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste;
33  não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?
34  E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida.
35  Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.  Mt 18:23-35).

Existe alguém a quem você precisa mostrar misericórdia, mesmo que talvez não mereça? Por que não mostrar misericórdia a essa pessoa, mesmo que seja difícil? Não foi isso que Jesus fez por nós?          


                                                  Estudo adicional


Leia Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 77-79: “Perante o Sinédrio”; p. 112-114: “De Perseguidor a Discípulo”; p. 474, 475: “Carta de Roma”; Evangelismo, p. 573-577: “A Verdade Ilustrada Atrai os Católicos”; Mensagens Escolhidas, v, 1, p. 155, 156: “Que Pregar e que não Pregar”.

Não obstante haver Israel falhado como nação, havia entre eles um considerável remanescente em condições de ser salvo. Ao tempo do advento do Salvador, houve homens e mulheres fiéis que receberam com alegria a mensagem de João Batista, e foram assim levados a estudar de novo as profecias referentes ao Messias. Quando a igreja cristã primitiva foi fundada, ela era composta desses fiéis judeus que reconheceram Jesus de Nazaré como aquele cujo advento haviam almejado” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 376, 377).

Há entre os judeus alguns que, como Saulo de Tarso, são poderosos nas Escrituras, e esses proclamarão com maravilhoso poder a imutabilidade da lei de Deus. O Deus de Israel fará que isto suceda em nossos dias. Seu braço não está encolhido para que não possa salvar. Ao trabalharem Seus servos em fé pelos que de muito têm sido negligenciados e desprezados, Sua salvação será revelada” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 381).

Na proclamação final do evangelho, quando deve ser feito um trabalho especial pelas classes de pessoas até aqui negligenciadas, Deus espera que Seus mensageiros tomem interesse especial pelo povo judeu, o qual eles encontram em todas as partes da Terra. Ao serem as Escrituras do Antigo Testamento amalgamadas com as do Novo numa explanação do eterno propósito de Jeová, isto será para muitos judeus como o raiar de uma nova criação, a ressurreição da fé. Ao verem o Cristo da dispensação evangélica retratado nas páginas das Escrituras do Antigo Testamento, e perceberem quão claramente o Novo Testamento explica o Antigo, suas adormecidas faculdades despertarão, e eles reconhecerão Cristo como o Salvador do mundo. Muitos receberão Cristo pela fé como seu Redentor” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 381).

Pergunta para consideração

Nos últimos dias, quando a lei de Deus, e especialmente o sábado, entrar em destaque, não é razoável pensar que os judeus – muitos deles tão sérios a respeito dos Dez Mandamentos quanto os adventistas – terão uma parte em ajudar a esclarecer alguns assuntos perante o mundo? Afinal, no que se refere à guarda do sábado, em contraste com os judeus, os adventistas são “gente nova no pedaço”. Comente.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário