segunda-feira, 15 de março de 2010

Andando na verdade




“Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai” (2Jo 4). “Se dissermos que mantemos comunhão com Ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade” (1Jo 1:6).


7. Que lição importante é ensinada nesses textos a respeito do que significa ter uma relação de salvação com Jesus?


A verdade, como fruto do Espírito, não é só o que sabemos – é o que fazemos. Viver na luz de Deus significa mais que conhecimento, apenas. Veja como João explica como é andar nas trevas: “Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos” (1Jo 2:9-11).


Assim, andar na luz, andar na verdade, é mais que guardar simplesmente os Dez Mandamentos, pelo menos de acordo com a letra da lei. No fim, quando tudo estiver dito e feito, viver na verdade não se manifestará basicamente em nossa maneira de lidar com as pessoas? Se somos sarcásticos, irritadiços, irreconciliáveis, vingativos, odiosos, insensíveis; se tratamos os outros como objetos, e não como pessoas dignas, se pisamos nos outros na tentativa de nos aproveitar delas, isso significa que estamos andando nas trevas, não importa quão estritamente guardemos o sábado, não importa quão fielmente sigamos a mensagem de saúde, não importa quanto professemos fé em Jesus, com quanta fidelidade devolvamos o dízimo e vamos à igreja. Em certo sentido, frequentemente é muito mais fácil aprender a doutrina e a teologia correta do que ser bondosos, abnegados e generosos, não é assim?


Pense em suas interações com as pessoas nas últimas vinte e quatro horas. Como você as tratou? Que tipo de palavras você usou? Você se sentiria bem se suas atitudes e ações para com elas se tornassem públicas (não se preocupe, um dia isso irá acontecer; veja Mt 10:26). Que mudanças você precisa fazer em sua vida?

Estudo adicional

Não é a duração do tempo que labutamos, mas a voluntariedade e fidelidade em nosso trabalho que o torna aceitável a Deus. É requerida uma renúncia completa do próprio eu em todo o nosso serviço. O menor dever feito com sinceridade e desinteresse é mais agradável a Deus que a maior obra quando manchada pelo egoísmo. Ele olha para ver quanto nutrimos do espírito de Cristo, e quanto nosso trabalho revela da semelhança de Cristo. Considera mais o amor e a fidelidade com que trabalhamos do que a quantidade que fazemos” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 402, ênfase provida).


“A adoração prestada em sinceridade de coração tem grande recompensa. ‘Teu Pai, que vê em segredo, te recompensará publicamente’ (Mt 6:6). Pela vida que vivemos mediante a graça de Cristo, forma-se o caráter. A beleza original começa a ser restaurada no íntimo. São comunicados os atributos do caráter de Cristo, começando a refletir-se a imagem do Divino. A fisionomia dos homens e mulheres que andam e trabalham com Deus revela a paz do Céu. São circundados da atmosfera celestial. Para essas pessoas começou o reino de Deus. Possuem a alegria de Cristo, a satisfação de ser uma bênção à humanidade. Têm a honra de ser aceitos para o serviço do Mestre; é-lhes confiado fazer Sua obra em Seu nome” (Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 535).


Perguntas para consideração

1. Existe algum sentido em que a verdade pode ser relativa? Isto é, pode não ser aplicável a todo o tempo e a toda situação? Se não, por que não? Existem certas verdades, talvez, que poderiam ser relativas enquanto outras não são?

2. Pense mais nessa ideia do que significa ser sincero em sua fé. Por mais importante que seja a sinceridade, por que não é suficiente? Afinal, pessoas que atam cintos de bombas na cintura e se explodem, ao que parece, são sinceras. O que mais é necessário?


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1212010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário