quarta-feira, 24 de março de 2010

Perseverança na fé




A pergunta para reflexão de ontem indagava como estamos no cultivo do fruto que é nosso privilégio produzir para a honra e glória de Deus. Sem dúvida, ao olhar todas essas qualidades de caráter e, então, compará-las conosco, seria fácil nos sentirmos desencorajados. Afinal, não deveríamos estar produzindo mais fruto do que estamos?


Esta é uma pergunta justa, em que devemos todos pensar seriamente. “Examinem-se para ver se vocês estão na fé” (2Co 13:5, NVI). Precisamos fazer uma autoavaliação. Como estamos vivendo? Que tipo de testemunho apresentamos ao mundo?


Ao mesmo tempo, também, podemos enfrentar um perigo. Como cristãos, temos o exemplo de Jesus, o único ser humano a viver sem pecado. Quando nos comparamos a Ele, como é fácil no sentir desencorajados. Como é fácil ver Seu caráter perfeito em contraste com nossa pecaminosidade e nossas fraquezas! Temos um padrão perfeito a seguir, uma lei perfeita a obedecer, e um Salvador perfeito para imitar. Como todos sabemos, com frequência nos achamos aquém desse padrão, dessa lei e desse Salvador. Como é fácil, também, depois de cair vez após outra, depois de não ver o tipo de crescimento que gostaríamos de ver, nos sentir desencorajados, a ponto de desistir, pensando: Por que me incomodar se não posso fazer isso?


Aqui, entretanto, é que precisamos entender completamente o que é salvação pela fé. É aqui que precisamos entender de onde vem nossa salvação, e é aqui que precisamos entender o que Jesus realizou por nós na cruz.


5. Como a salvação está ao nosso alcance? 


Rm 3:20-26 -  visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.


Por que essa verdade é tão importante, especialmente quando nos sentimos desencorajados sobre o estado de nosso próprio fruto?




Nenhum comentário:

Postar um comentário