quarta-feira, 17 de março de 2010

“De todo o coração”






“Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29:13).


De todo o coração” significa “sinceramente” verdadeiro em palavras e atos. A palavra sincero vem de duas palavras latinas: seno (sem) e cera (cera). Aparentemente, no passado, escultores menos escrupulosos disfarçavam secretamente as falhas e rachaduras em seu trabalho tampando-as com cera, que, evidentemente, não dura muito tempo. Consequentemente, sinceridade significa ser real e genuíno, não artificial. Significa falar ou agir “do coração”.



4. Como essas duas atitudes se evidenciaram no reinado de Amazias? 


2Cr 25:2 - Fez ele o que era reto perante o SENHOR; não, porém, com inteireza de coração. 


A palavra hebraica traduzida em algumas versões por perfeito ou inteiro vem da raiz slm (da qual deriva shalom). Basicamente, significa cheiocompleto ou em paz. Assim, temos aqui um rei que fez a coisa certa mas com um coração que não estava no lugar certo. Ele não era sincero em suas ações. Este fato ergue a possibilidade de uma pessoa fazer as coisas certas pelos motivos errados. Embora sejamos capazes de enganar algumas pessoas por algum tempo, e a nós mesmos todo o tempo, não podemos enganar Deus em tempo nenhum. Quando Davi orou por seu filho, a primeira coisa ele pediu que o filho tivesse foi “um coração íntegro” 


(1Cr 29:19 - e a Salomão, meu filho, dá coração íntegro para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos e os teus estatutos, fazendo tudo para edificar este palácio para o qual providenciei).


A sinceridade é importante porque a pessoa que não é sincera, cujo coração não está dedicado ao que é verdadeiro e certo, tem o coração dividido. Seguramente, existe alguma outra coisa retendo essa pessoa, e enquanto não abandonar esse peso, enquanto ainda permitir que outros compromissos ocupem o lugar, o coração não pode ser slmcompleto nem perfeito diante de Deus. Então, a chave, é completa submissão ao Senhor, completo abandono do eu. Não é fácil; em sentido real, a fim de que isso aconteça, como vimos ontem, a pessoa precisa ser despedaçada sobre a Rocha.


Quanta sinceridade existe em sua fé? Não estamos falando de dúvidas ocasionais, ou perguntas sem respostas profundas (às vezes, todos têm dúvidas, e todos têm perguntas sem respostas profundas), nem estamos falando de lutar contra o pecado. Estamos falando sobre seu coração. Está completamente submisso a Deus, “completo” diante dEle, ou está dividido entre Deus e alguma coisa do mundo? Se for o último caso, que escolhas você precisa fazer?



Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1212010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário