sexta-feira, 26 de março de 2010

Outro fruto do Espírito Santo




Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. - Gálatas 5:22, 23


Efésios 5:9 - (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),


não são os únicos textos que mencionam o fruto que constitui a essência do caráter cristão. Muitos frutos são repetidos nos versos a seguir transcritos,  onde são acrescentadas outras qualidades como piedade, virtude e conhecimento.


1 Timóteo 6:11 -  Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. 


2 Timóteo 3:10 -   Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança,


2 Pedro 1:5-7  -  por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. 


É interessante notar que 1Coríntios 13:4-8 (abaixo transcrito)   repete as qualidades do amor e apresenta muitas delas usando a palavra negativa não: “Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça” (NVI).


1Coríntios 13:4-8 -  O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;


A esta altura, deve estar claro que não existe uma única lista oficial no que se refere ao fruto do Espírito. Existem muitos diferentes aspectos e nuances do caráter cristão. O que os apóstolos fazem em cada caso é mencionar aqueles que são especialmente aplicáveis a seus leitores. O que levou Paulo à enumeração em Gálatas foi sem dúvida seu conhecimento pastoral das necessidades particulares da congregação à qual ele estava escrevendo.


O fruto da “piedade” é mencionado em 1 Timóteo 6:11. Na língua original, a palavra piedade significava reverência, respeito e devoção para com Deus. 


Romanos 5:4, 5 - e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.


Rom 5:4, 5  menciona a qualidade da “esperança”. Que papel tem a esperança no caráter cristão? Quando tudo estiver dito e feito, nossa fé cristã não nos oferecerá nada a não ser a esperança.


Segunda Pedro 1:5-7 é uma lista de qualidades, entre elas a “virtude”, que não é mencionada na lista de Gálatas 5:22, 23. A virtude está associada à bondade moral, como a modéstia e a pureza.


3. Por que essa qualidade é indispensável à vida cristã? Como essa qualidade se relaciona com o sétimo mandamento?


4. 2 Pedro 1:5, 6 acrescenta “conhecimento” à lista. Embora a palavra usada, gnosis (gno’sis), signifique conhecimento geral e entendimento, como fruto da vida cheia do Espírito, que papel tem o conhecimento? Como o conhecimento se relaciona, por exemplo, com o dom do discernimento?


Pedro não chamou sua lista de 2 Pedro 1:5-7 de fruto do Espírito, mas, essencialmente, é isso que ela é, porque revela o tipo de pessoas que devemos ser como seguidores de Jesus.


Como essas características se manifestam em sua vida? Se você estiver desencorajado pelo que viu, qual é sua única esperança? Qual é o único lugar para onde você pode fugir, e o que você pode encontrar lá?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1312010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário