quarta-feira, 10 de março de 2010

Justiça do tipo “faça você mesmo”



5. “Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus” (Rm 10:3). A respeito de quem Paulo estava falando? Como alguém pode estabelecer sua “própria justiça”? Considerando a natureza humana, por que isso é impossível?


Uma atividade “faça você mesmo” é aquela em que uma pessoa faz algo (como trabalhar em madeira ou consertar a casa) sem treinamento nem ajuda profissional. Em seu sentido mais amplo, é uma atividade na qual alguém faz alguma coisa por iniciativa própria e sem ajuda. De acordo com a Bíblia, porém, é impossível uma justiça do tipo “faça você mesmo”. Não existe nada que possamos fazer por nós mesmos para agradar a Deus, não importando o esforço que façamos, para ser justos diante de Deus. Nossa justiça é como “trapos da imundícia” como está escrito em (Is 64:6  - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam). De fato, procurar alcançar a justiça por nós mesmos frequentemente leva ao resultado oposto.



6. Como Jesus define o problema daqueles que buscam tornar-se justos? 


Mt 5:20; -  Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus. 


Mt. 23:25-28  -  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. 


O ponto crucial que os cristãos devem entender é que somos totalmente dependentes de Cristo para obter justiça. O que nos torna santos diante de Deus é o que Cristo fez para nós, não o que fazemos. No momento em que perdemos de vista essa verdade, é muito fácil erguer-se o farisaísmo, juntamente com o orgulho e a corrupção interior. Os escribas e fariseus eram os principais exemplos de como acontece isso. Preocupados demais com suas ações exteriores de devoção, eles perderam de vista o que realmente importa.


Pense honestamente em seu cristianismo. Pode ser o caso de que você seja culpado do mesmo pecado dos escribas e fariseus? Como essa armadilha pode ser mais sutil do que pensamos?

Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1112010.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário