quarta-feira, 31 de março de 2010

Uma relação de amor entre Deus e nós




Quando Lhe foi perguntado qual era o mais importante de todos os mandamentos, Jesus respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento” (Mt 22:37, 38).

4. Que significa esse texto? Como é possível obedecer ao que Jesus ordena nesse texto?


Pense nas implicações incríveis dessas palavras. De acordo com Jesus, o mais importante de todos os mandamentos não era guardar o sábado, nem qualquer outra das proibições contra matar, roubar e adulterar. Ao contrário, o mais importante de todos os mandamentos trata com o que está em nosso coração; trata com o que está dentro de nós e não com nossas ações exteriores, por mais importantes que sejam.
Realmente, se o mandamento mais importante fala de nosso amor a Deus, o fundamento de todos os mandamentos trata de uma relação. Afinal, o que é o amor se não uma relação – em que amamos a Deus sobre e além de todas as outras pessoas e tudo o que existe?


5. Por que o amor a Deus é o mais importante de todos os relacionamentos? Por que é tão fundamental? Que perigos surgem se amarmos alguma coisa, qualquer coisa, mais que a Deus?


Desde o começo, de fato, a intenção de Deus era que a humanidade fosse capaz de desfrutar um relacionamento especial com Ele. Era Seu propósito fornecer à humanidade um plano mais elevado de experiência do que com as demais criaturas que Ele havia criado sobre a Terra. Essa verdade se reflete em Gênesis 1:26: “Disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” Nenhuma das outras criaturas foi feita à Sua imagem; a nenhuma das outras criaturas foi dada a responsabilidade que foi dada à humanidade. Consequentemente, os seres humanos não são apenas macacos altamente desenvolvidos; existe uma vasta distância qualitativa entre a humanidade e o restante da criação de Deus sobre a Terra. Somos especiais, e parte dessa qualidade especial é revelada na relação de amor que somos chamados a ter com Deus, algo que os animais e as plantas não são capazes de experimentar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário