terça-feira, 9 de março de 2010

Cristo justiça nossa





Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. (Rm 5:17)


7. Que acontecimento no passado nos levou a ser condenados? Como podemos nos tornar justos? 


Rm 5:17-19  -  Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. 


8. Se a justiça de Jesus é um dom, como podemos obtê-la? 


Gl 3:6  -  É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. 


Tg 2:23  -  e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. 


Rom. 5:19, -  Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. 


No verso de Rom. 5:19, acima citado, note a ênfase na desobediência e na obediência. A desobediência de um homem, a de Adão, levou todos nós a ser pecadores. Esse é o ensino bíblico básico. O pecado de Adão levou à queda da humanidade. Cada um de nós, todos os dias de nossa vida, está vivendo com os resultados dessa desobediência. Ninguém está imune.


No entanto, o mesmo verso fala também sobre a obediência. Obediência de quem? Claro, a obediência de Cristo, o único que tem a justiça necessária para a salvação, a justiça dada a todos os que receberem a abundância da graça. Realmente, nesse mesmo verso, Paulo diz que aqueles que receberem essa graça “se tornarão justos”. Note: é um dom. Como um dom, ele é imerecido. No momento em que fosse comprado, ou merecido, não mais seria graça (Rm 4:4  - Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida).


Mas esse não é um dom “cobertor”. A justiça de Cristo não é concedida automaticamente a todos (Rm 5:17). Paulo é claro: ela vem para os que a receberem; isto é, é dada aos que a reivindicarem pela fé – assim como Abraão, que creu em Deus, “e isso lhe foi imputado para justiça” (Gl 3:6).

Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1112010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário