domingo, 21 de março de 2010

A essência do caráter cristão (resumo)




Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17


ESBOÇO


I. Os benefícios da salvação


A. A justiça em Jesus é a essência da salvação. Considere: Em que consiste a justiça?
B. A vida em Cristo não deve ser triste. Por que alguns acham difícil seguir a  Cristo?
C. O Espírito Santo se concentra nas verdades centrais da salvação: justiça, alegria e paz. Nosso texto-chave adverte contra atribuir à comida e bebida a importância que elas não têm. Qual é o propósito dessa precaução?


II. Paz e alegria


Existem pessoas que parecem ter medo, impossibilidade ou pouca disposição de expressar alegria e paz em Cristo. Qual pode ser a causa dessa atitude deprimente?


III. Comunhão intensa


A. A salvação deve ser apreciada, e não suportada.
B. Como a obediência em comunhão com Jesus e constante aprofundamento desenvolve a vida cristã?
C. O fruto do Espírito nunca é encontrado à parte do Espírito Santo. Como podemos cooperar a fim de produzir fruto? 
D. Um estudo deste trimestre mostra as possibilidades disponíveis para uma vida cheia do Espírito. Quais são as coisas que mais provavelmente podem limitar e bloquear o poder de Deus em nossa vida?


Resumo: Os frutos da salvação podem ser encontrados unicamente no Espírito Santo. Eles nos libertam de uma vida negativa. São cultivados pela direção do Espírito Santo e aprofundam nossa comunhão com Cristo.

Quando produzimos o fruto do Espírito, este assume o comando de todo o nosso ser. Essa conexão torna possível refletir o caráter de Cristo em nossas ações, que é resultado da total submissão a Deus.


Antes de ascender ao Céu, Jesus deu aos discípulos uma última tarefa – sair e anunciar o evangelho até os confins da Terra. Paulo confirma essa tarefa em 2Coríntios 5:20: “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio”. Que declaração poderosa! Embaixadores de Cristo. Instrumentos de Deus. É nossa responsabilidade sagrada, como cristãos, produzir o fruto do Espírito.


Em Mateus 7:15-23, advertiu contra os falsos profetas que logo surgiriam. Ele disse que viriam disfarçados, mas haveria uma forma de distingui-los – por seus frutos. “A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!” (v. 18-20, NVI).

Também somos conhecidos por nossos frutos. Nossas palavras, ações e vida, todas falam de nosso caráter. A lição desta semana afirma que amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio são a essência do caráter cristão. Como esse fruto está sendo produzido em sua vida?

Pense nisto: Mencione outras maneiras de identificação dos cristãos. Como são o comportamento, a personalidade, a perspectiva e o estilo de vida do cristão? Como você pode produzir mais fruto? Quais seriam as características ideais de um embaixador cristão?

Comentário bíblico

I. Jesus: Nosso melhor exemplo

Jo 3:34  -  Pois o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida.


O ministério de Jesus começou com uma unção especial em que o Pai Lhe deu o Espírito Santo e Seus dons sem medida. Era essa presença constante do Espírito Santo e Seu fruto que capacitava e habilitava Jesus a vencer o pecado.


Jesus é nosso melhor exemplo de como viver guiados pelo Espírito. Sua íntima comunhão com o Pai brilhava através de todos os aspectos de Sua existência. 


Tentado pelo próprio Satanás, Jesus mostrou domínio próprio e permaneceu forte (Mt 4:1-11). 
Falsamente acusado e espancado, Ele continuou tranquilo e manso (Jo 18:1-11). 
Pleiteando com Deus em desespero, Ele permaneceu fiel (Mc 14:35, 36). 
Morto por Seu próprio povo, Ele perdoou (Lc 23:33, 34).


Jesus manifestou o que significa produzir o fruto do Espírito. Ele estava tão afinado com Deus que todas essas coisas se tornavam parte natural de Seu caráter.


Pense nisto: Quem mais expressava o fruto do Espírito na Bíblia? Que semelhanças eles tinham com Jesus? Que lutas eles enfrentavam, e o qual era a resposta deles?


II. Crescendo no Espírito

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2Tm 3:16, 17.)


2Timóteo 3:16, 17 diz que as Escrituras aperfeiçoam o cristão. O tempo passado diariamente em oração e estudo é o alimento de que precisamos para desenvolver o fruto do Espírito em nossa vida. Jesus era versado nas Escrituras. Ele ensinava regularmente na sinagoga. E quando foi tentado no deserto, foi rápido em citar Moisés 


(Dt 8:3 -  Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.


Mt 4:4 -  Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. 


Conscientemente, Ele tomava tempo para comungar com Deus, longe das distrações da vida. Em Seus momentos de maior necessidade, Ele buscava o Pai. E quando as coisas iam bem, Ele agradecia. Essa profunda conexão com Deus O habilitava a refletir tão completamente o Espírito.


Assim como Jesus fazia um esforço consciente de tomar tempo para estar com o Pai, nosso crescimento espiritual é proporcional ao tempo que dedicamos a esse mister. A alegria da vida cristã está em saber que você nunca está longe demais para ser usado pelo Senhor. Com a mudança das estações da vida, do tempo, das habilidades e das necessidades, Deus tem um propósito para cada um de nós.


Pense nisto: É uma luta permanecer em comunhão constante com Deus, assim como fazia Jesus. Existem muitas distrações que parecem interferir e impedir essa conexão. Como você pode tomar tempo para a oração e comunhão com Deus? Como você pode se esforçar para estar mais ciente da vontade de Deus em sua vida?


III. Submetendo-se ao Espírito

Jo 3:6  O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito


A maneira mais básica e vital para cultivar o crescimento espiritual é a submissão completa a Deus. Paulo diz: “Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça” (Rm 6:18, NVI). Esse tipo de submissão absoluta é essencial para o crescimento espiritual.


O pecado está em nossa natureza. Gálatas 5:17 diz que nossa “a carne deseja o que é contrário ao Espírito” e que a carne e o Espírito “estão em conflito um com o outro” (NVI). Se é que desejamos mesmo produzir o fruto do Espírito, devemos nos submeter completamente a Deus. Sozinhos, não podemos vencer as tentações da vida; sem Deus, certamente falharemos. Produzimos o fruto do Espírito quando estamos completamente submissos a Deus e permitimos que o Espírito Santo trabalhe em nós. “O que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3:6).


Pense nisto: Muitas vezes, nossa natureza humana interfere na total submissão a Deus. Como podemos vencer a propensão natural de fazer as coisas por nós mesmos? Jesus diz: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu [de Deus] reino...  e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33). Como este conselho se aplica ao fruto do Espírito?


A vida de Jesus na Terra exemplificou o casamento da lei com o amor. Quando Ele partiu, o Espírito Santo preencheu o vazio. A presença do Espírito em nossa vida amplia a mensagem de que a harmonia da lei com o amor é vital para a vida cristã. O fruto do Espírito nos habilita a viver assim.


Perguntas para consideração


1. O estudo da Bíblia e a oração são bons caminhos para fortalecer a relação com Deus e praticar a submissão. Mas de que outras maneiras práticas você pode aprender a se submeter a Deus?

2. (
2Coríntios 13:5 Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.)  Mas, à semelhança de Paulo, frequentemente, quanto mais perto nos encontramos de Cristo, mais descobrimos que falhamos. Como você pode se guardar de sentir-se desencorajado pelo lento crescimento?

3. Jesus foi provado em todos os pontos durante Seu ministério. Satanás O tentava. Os fariseus o menosprezavam. Seus amigos mais próximos não O entendiam. Mas, qualquer que fosse a circunstância, Ele sempre respondia com amor. Como você lida com as situações que provam seu caráter cristão?


4. Jesus passou quarenta dias no deserto, em comunhão com Deus. Desaparecer por um mês não é prático no mundo de hoje. Quais são algumas maneiras de você tomar tempo para a comunhão pessoal com Deus?


5. Existem muitos que nunca ouviram falar de Jesus e, mesmo assim, são virtuosos, pacientes e bondosos. Comente se essas pessoas são dirigidas pelo Espírito. Elas produzem o fruto do Espírito? Por quê? Ou por que não?
Gálatas 5:17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.  Como a motivação por trás dessas ações mostra a diferença?

6. Gálatas 5:18 diz: “Se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei” (NVI). O que esse verso significa para você? Ele nos livra das consequências do pecado? A que lei Paulo está se referindo?


7. Quando Jesus ascendeu ao Céu, Ele olhou para Seus discípulos preocupados e disse que lhes enviaria o grande Consolador, o Espírito Santo. Como o Espírito Santo traz consolo à sua vida? Que papel tem o fruto do Espírito em você para dar conforto à sua vida diária?






Nenhum comentário:

Postar um comentário