quarta-feira, 3 de março de 2010

A longa corrida de Paulo




“Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (1Co 9:24-27, NVI).


Leia cuidadosamente e em oração estas palavras de Paulo aos coríntios. Note quanto ele fala de si mesmo e suas lutas. Devemos achar conforto em ver que até mesmo um cristão fiel como Paulo, um dos verdadeiros gigantes da fé, tinha que lutar contra o eu, o pecado e a carne. Não estamos sozinhos em nossa batalha. O Céu vai estar cheio de pessoas que conheceram os clamores da carne.
A partir dos textos acima, responda às perguntas a seguir:


7. Que analogia (comparação) Paulo usa para nos ajudar a entender a batalha contra o eu e o pecado com que todos nós combatemos? Quais são as diferenças importantes entre a analogia e a realidade a que ele está se referindo?


8. Que confiança tinha Paulo a respeito da corrida em que estava? De onde vinha sua confiança? Por que devemos ter a mesma confiança?


9. Embora Paulo mostrasse confiança, ele também estava ciente da possibilidade do fracasso. Como ele descreveu isso, e qual foi sua solução? Como a resposta de Paulo se enquadra com o tema desta semana?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1012010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário