sexta-feira, 19 de março de 2010

O fruto do Espírito Santo é a verdade





“Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).


Leituras para esta semana: 2Cr 25:2Sl 51:17Jr 29:13Jo 7:16, 1714:617:3Hb 5:14


A palavra grega aletheia, traduzida como verdade, tem dois significados. Um é a verdade objetiva (fatos reais, verdade ou princípio), e o outro é a verdade subjetiva (verdade como excelência pessoal – sinceridade mental livre de afetação, fingimento, dissimulação, falsidade ou engano). Portanto, verdade é o que conhecemos, os fatos objetivos. Mas existe também o elemento subjetivo da verdade, que impõe a maneira de respondermos individualmente ao que aprendemos. Quando esses dois sentidos são reais em nossa vida, manifestamos a verdade como fruto do Espírito.


É por isso que ambos os elementos são cruciais para a experiência cristã. Precisamos conhecer a verdade objetiva básica como é achada em Jesus e, em seguida, precisamos da experiência subjetiva pessoal de ter a vida mudada por essa verdade.


Olhe para Judas. Ele esteve com Jesus por mais de três anos e meio. Judas teve os dois tipos de verdade revelados a ele. Viu coisas sobre as quais só podemos ler. Mas, finalmente, veja que bem isso lhe fez!


Todos precisamos ter cuidado!



“Eu sou... a Verdade”

1. “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Jo 14:6). O que significa este texto?


Em certo sentido, esse texto desafia radicalmente o relativismo (a ideia de que verdade é unicamente subjetiva e pessoal) tão atual no mundo de hoje. As palavras de Jesus não deixam ambiguidade: Não é verdade que “cada um acha seu próprio caminho para Deus”, e outras declarações assim. Com estas palavras, Jesus estabeleceu a realidade da verdade objetiva. Aqui está a Verdade. Ponto. Poucos versículos da Bíblia inteira são mais contrários ao sentimento de relativismo do que esses.


Ao mesmo tempo, também existe outro elemento inteiramente novo. A verdade é uma Pessoa. Você vem para a verdade por meio de um relacionamento com uma Pessoa. Essa ideia é radicalmente diferente da noção de verdade como um grupo de fatos. Jesus, um ser humano, é a Verdade; assim, se quiser conhecer a verdade, você precisa primeiramente conhecer Jesus.


2. Como o que está escrito acima nos ajuda a entender as palavras de Cristo em João 17:3? - E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.


Temos que ser cuidadosos, porém, com essa noção de que toda a nossa religião significa manter relacionamento com Deus. Todos vivem em relacionamento com Deus, de uma forma ou de outra. Os que negam Sua existência vivem em relacionamento com Deus. Pilatos teve um relacionamento com Jesus; o mesmo fez Caifás. Até o diabo tem um relacionamento com –Jesus: ele O odeia. O evangelho não é um chamado para manter relacionamento com Jesus mas para fazer um compromisso com Ele. Nicodemos, por exemplo, teve relacionamento com Jesus, no qual ele finalmente dedicou a Cristo a vida e tudo o que tinha. Esse é o tipo de relacionamento de que todos precisamos!


Sem dúvida, você mantém relacionamento com Jesus. A pergunta que você precisa formular a si mesmo é: Que tipo de relacionamento é esse? Como você pode melhorá-lo?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1212010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário