segunda-feira, 29 de março de 2010

Dedicar à Deus, um “culto racional”



Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12:1).


Até agora, vimos que Deus é um Deus de amor e graça, e deseja manter um relacionamento especial conosco, algo que nenhuma das outras criaturas aqui na Terra pode desfrutar. No centro desse relacionamento está a cruz e o plano de salvação, porque – entre todos os motivos que temos para amar a Deus – a cruz é sem dúvida o melhor.


8. De acordo com 1 João 4:10, - Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.


qual é a essência do que significa amar a Deus?


Quando você ama alguém, as palavras de louvor e apreciação são naturais. Quando, como cristãos, damos o coração ao Senhor, obtemos o dom do Espírito Santo, e Ele enche o cristão com um senso de profunda gratidão ou apreciação. Dessa apreciação surge um coração cheio de louvor e adoração a Deus.


Mas um ponto importante é esquecido por muitos. O verdadeiro louvor a Deus envolve todo o ser. Isto é, louvamos a Deus não apenas em nível espiritual, emocional e mental, mas também com nosso corpo físico. É a aplicação de hábitos saudáveis na vida que nos dá clareza mental, o equilíbrio do todo.


Os cientistas descobriram fascinantes mudanças físicas no cérebro, que seguem padrões habituais. Por exemplo, as drogas induzem mudanças no cérebro, que ficam firmemente arraigadas e provocam vícios poderosos. A degeneração dos vasos sanguíneos tem igualmente como resultado o funcionamento cerebral prejudicado. Uma doença como o mal de Alzheimer é resultado da destruição de células do cérebro. Claramente, dependemos do estado físico para desfrutar claras relações mentais, emocionais e espirituais. Muitos alimentos e bebidas, incluídos na alimentação como artigos muito ocasionais, não terão nenhum efeito mensurável. Mas se tornam problemáticos quando os incorporamos como práticas habituais. Damos a Deus louvor por todas as nossas bênçãos oferecendo a vida inteira como sacrifício vivo.


Pense mais na ideia de louvar a Deus com nosso corpo. O que significa isso? Como as escolhas do estilo de vida podem ser um meio de louvar a Deus? Ao mesmo tempo, como escolhas errôneas de estilo de vida podem ser um meio de negar a Deus?




Sexta-feira                               Estudo adicional
Leia, de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 637-642: “A Unção de Davi”.
Davi, na beleza e vigor de sua jovem varonilidade, estava se preparando para assumir uma elevada posição entre os mais nobres da Terra. Seus talentos, como dons preciosos de Deus, eram empregados para exaltar a glória do Doador divino. Suas oportunidades para a contemplação e meditação serviam para enriquecê-lo daquela sabedoria e piedade que o tornavam amado de Deus e dos anjos. Contemplando ele as perfeições de seu Criador, mais claras concepções de Deus se desvendavam perante ele. Assuntos obscuros eram iluminados, dificuldades eram explanadas, harmonizadas, perplexidades, e cada raio de nova luz provocava novas expansões de júbilo e mais suaves antífonas de devoção, para a glória de Deus e do Redentor. O amor que o movia, as tristezas que o assediavam, os triunfos que o acompanhavam, tudo eram assuntos para o seu ativo pensamento; e, ao ver o amor de Deus em todas as providências da vida, seu coração palpitava com mais fervorosa adoração e gratidão, sua voz soava com mais magnificente melodia, sua harpa era dedilhada com alegria mais exultante; e o jovem pastor ia de força em força, de conhecimento em conhecimento; pois o Espírito do Senhor estava sobre ele” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 642).

Perguntas para reflexão


1. Comente em classe sua resposta à pergunta do que significa amar a Deus. Como nós, seres caídos, podemos amar a Deus? O que significa isso? Qual é a diferença entre o amor a Deus e o amor a outras pessoas ou outras coisas, sejam quais forem elas?
2. Por que o louvor a Deus é tão importante para nós? Como o louvor e a adoração nos levam para mais perto de Deus? Como o louvor e a adoração nos ajudam a conhecer e amar melhor a Deus? Também, por que o louvor a Deus é especialmente importante em tempos de crise? Afinal, qualquer pessoa pode louvar corretamente a Deus nos tempos bons, certo? O que é necessário para louvá-Lo nos tempos maus?
3. Como destacamos por toda a semana, a salvação é somente pela fé. Nenhum de nós é suficientemente bom para merecer a salvação; ainda mais, nenhum de nós pode ser criado bom o suficiente para merecê-la. A salvação tem que ser dom de um Deus amoroso e benevolente para com a raça caída de seres que, em seu íntimo, são corrompidos pelo pecado e que, por si mesmos, não têm nada para oferecer ao Senhor. Mas, ao mesmo tempo, fomos chamados, inúmeras vezes na Bíblia, para obedecer a Deus. Em outras palavras, embora não sejamos salvos pelas obras, as obras são parte do que significa ser salvo e ter salvação. Como podemos entender a relação entre a fé e as obras? Como podemos aprender a louvar a Deus e revelar nosso amor por Ele mediante as obras e, ao mesmo tempo, não ser apanhados na armadilha de crer que essas obras nos salvam?


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic122010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário