quinta-feira, 18 de março de 2010

O Espírito Santo e a Verdade




“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” (Jo 16:13).


Devido ao que aprendemos ontem, é óbvio que a obra do Espírito Santo é apontar-nos o caminho a Cristo e nos ajudar a permanecer nEle. “Quando, porém, vier o Consolador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dEle procede, esse dará testemunho de Mim” (Jo 15:26).


Veja esta poderosa declaração: “A pregação da Palavra não será de nenhum proveito sem a contínua presença e ajuda do Espírito Santo. Este é o único Mestre eficaz da verdade divina. Unicamente quando a verdade chega ao coração acompanhada pelo Espírito, vivificará a consciência e transformará a vida. Uma pessoa pode ser capaz de apresentar a letra da Palavra de Deus, pode estar familiarizada com todos os seus mandamentos e promessas; mas, a menos que o Espírito Santo impressione o coração com a verdade, ninguém cairá sobre a Rocha e se despedaçará” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 671, 672).


3. Qual é o papel do Espírito Santo, descrito por Ellen G. White na declaração acima?


O que vemos na obra do Espírito Santo é tanto o aspecto objetivo como subjetivo da verdade. O Espírito vem, testemunha de Jesus e convence “o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16:8). Esta é a crua realidade sobre o mundo, sobre Deus e sobre a realidade.


Ao mesmo tempo, a obra do Espírito Santo não termina simplesmente quando nos ensina essas verdades. Nossa vida precisa ser transformada de acordo com sua compreensão. Essas verdades objetivas e eternas nos tornarão inúteis a menos que nossa vida seja transformada por elas, e parte desse processo (talvez a mais importante) como Ellen White escreveu, é ser despedaçados sobre a Rocha (veja Sl 51:17 - Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus).


Como você foi despedaçado (e você já foi)? O que aconteceu? Que mudanças ocorreram? O que você aprendeu dessa experiência sobre a vida, sobre o sofrimento e sobre Deus? Que outras lições você ainda precisa aprender?



Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1212010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário