segunda-feira, 8 de março de 2010

Justiça e obediência




Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. (1Jo 2:29)


Embora sejamos cobertos pela justiça de Cristo, essa justiça deve ser revelada em nossa vida. A justiça não é só uma declaração legal. Ela também se torna uma realidade na vida daquele que a possui. Devemos ouvir cuidadosamente as palavras de João: “Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo” (1Jo 3:7, NVI).



9. Que engano se propaga a respeito da salvação pela fé mediante a graça?


Justiça é o fruto do Espírito que está relacionado à obediência. Para alguns, a obediência é incompatível com a salvação pela fé. Ocasionalmente, pode-se ouvir: “Agora que você aceitou Jesus como seu Salvador, você não deseja aceitá-Lo como Senhor de sua vida?” A implicação parece ser de que a obediência à vontade de Deus e a salvação são assuntos separados. Essa é uma interpretação equivocada e radical do que é salvação. João escreveu que a vida justa é um indicador verificável dos que têm a salvação.


10. Qual é a evidência de que vivemos a salvação em Jesus Cristo? 


1Jo 2:3-6 -  Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.


Quando se levanta a questão da obediência, não é incomum alguém assinalar que não somos salvos pelas obras. Embora não possa haver nenhuma dúvida de que a obediência de Lúcifer à vontade de Deus não o colocou no Céu, devemos ter em mente que foi sua desobediência que o levou a ser expulso. O mesmo se pode dizer de Adão e Eva. Sua obediência não os pôs no Jardim do Éden, mas foi a desobediência à vontade de Deus que resultou em sua expulsão do jardim.


“Justiça é fazer o bem, e é pelos atos que todos serão julgados. Nosso caráter é revelado pelo que fazemos. As obras mostram se a fé é genuína” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 312).


Como você manifesta o fruto da justiça em sua vida? Que práticas você precisa abandonar porque estão dificultando o fruto da justiça em sua vida? (Seja cuidadoso para não tentar racionalizar o que não tem justificativa!)

Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1112010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário