terça-feira, 16 de março de 2010

Consciência endurecida





Nas semana passada, vimos como Jesus tinha palavras duras para a falsa “justiça” dos escribas e fariseus (veja 
Mt 23:27), chamando-os de “hipócritas”. A palavrahipócrita, na língua original (hupokrites) significa “ator”. Jesus estava deixando que eles soubessem que Ele podia discernir seus sentimentos interiores e pecados secretos. Era como se Ele estivesse lhes dizendo: “Vocês agem de uma maneira, mas por dentro vocês são outros, como se estivessem atuando em uma peça de teatro. Vocês não podem ser verdadeiros?” Outra ocasião, Jesus disse: “Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim” (Mc 7:6). Seu significado é óbvio.



5. Qual é o grande perigo de agir com hipocrisia? 


1Tm 4:2 -  pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, 


Tt 1:15 -  Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.


Nossa consciência é o lugar em que o Espírito Santo faz contato conosco. Que pode nos acontecer se constantemente estivermos agindo de maneira errada?


Não há dúvida de que quanto mais permanecermos no mal, e quanto mais fizermos o que sabemos ser errado, mais contaminada ficará nossa consciência e mais distantes da verdade estaremos. 


Novamente, você pode ter conhecimento intelectual mais do que suficiente para ser salvo. Infelizmente, o fogo final terá espaço para muitos que conheciam mais que suficientes verdades objetivas para ser salvos. Mas, como estamos dizendo, só a verdade objetiva não é fruto do Espírito. A verdade praticada em nossa vida, esse é o fruto que precisamos produzir.


6. Qual é a relação entre a verdade e o fruto do Espírito? 


Jo 7:16, 17 -  Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo. 


Hb 5:14  -  Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.

Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1212010.html

Um comentário: