terça-feira, 23 de março de 2010

Como cultivar o fruto do Espírito Santo



  
Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. (Jo 15:8)


Embora não possamos fazer uma semente crescer, existem definitivamente coisas que podemos fazer para facilitar o crescimento até que produza fruto. Assim é na vida cheia do Espírito. A obra do Espírito Santo no coração do fiel é parte do grande mistério da vida. E as Escrituras nos dão instrução definida sobre como estimular esse crescimento a fim de cumprirmos o desejo de Jesus de que produzamos muito fruto para a glória do Pai (Jo 15:8).


Seguem abaixo alguns caminhos para encorajar o crescimento do fruto do Espírito:


O estudo da Palavra de Deus. 


Para que as Escrituras são proveitosas? (2Tm 3:16 - Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça


Como resultado, o que será realizado em nossa vida? (a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (2 Tim. 3:17); e (Sl 119:105 - Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos)


A oração. A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graça a pode substituir, e a saúde espiritual ser conservada. A oração nos põe em imediato contato com a Fonte da vida, e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa. Negligencie o exercício da oração, ou dedique-se a ela de quando em quando, com intermitências, segundo pareça conveniente, e você perderá a firmeza em Deus. As faculdades espirituais perdem sua vitalidade, a experiência religiosa fica destituída de saúde e vigor” (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 254, 255).


O tipo certo de pensamentos. “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4:8). Como podemos aprender a manter pensamentos elevados?


O testemunho cristão. O homem de quem Jesus expulsou demônios pediu para seguir com Ele. Jesus recusou seu pedido e disse que ele voltasse para onde vivia e contasse o que o Senhor lhe havia feito (Mc 5:18–20). Como o testemunho contribui para o crescimento do fruto do Espírito em nossa vida?





Estudo adicional

“Deus nos ordena encher o espírito com pensamentos elevados e puros. Deseja que meditemos sobre Seu amor e misericórdia, e estudemos Sua maravilhosa obra no grande plano de redenção. Então, nossa percepção da verdade se tornará mais e mais clara, e nosso desejo de pureza de coração e clareza de pensamento mais elevado e mais santo. Aquele que descansa na pura atmosfera de santa meditação será transformado pela comunhão com Deus mediante o estudo das Escrituras.

“‘E dão fruto.’ Os que, tendo ouvido a Palavra, a guardam, produzirão fruto pela obediência. Recebida no coração, a Palavra de Deus se manifestará em boas obras. O resultado será visto na vida e caráter semelhantes aos de Cristo. Jesus dizia de Si mesmo: ‘Deleito-Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; sim, a Tua lei está dentro do Meu coração’ (Sl 40:8). ‘Porque não busco a Minha vontade, mas a vontade do Pai, que Me enviou’ (Jo 5:30). E a Bíblia diz: ‘Aquele que diz que está nEle também deve andar como Ele andou’ (1Jo 2:6).” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 60).


Perguntas para consideração


1. Como igreja, com a missão de difundir as três mensagens angélicas ao mundo, procuramos frequentemente meios para tornar a nós e à nossa mensagem relevantes para a cultura ao nosso redor. Que perigos inerentes enfrentamos quando fazemos assim? A história mostra que, frequentemente, ao longo dos séculos, a igreja acabou sendo convertida aos caminhos do mundo, ao invés de ser o mundo convertido aos caminhos da igreja. Que dizer de nós, adventistas? Estamos enganando a nós mesmos em pensar que isso não está acontecendo a nós, ou que não pode nos acontecer? Vemos evidências de que isso já está acontecendo? Nesse caso, que podemos fazer?
2. Por que o desenvolvimento do caráter e as boas obras dão glória a Deus? E o que significa dar glória a Deus?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1312010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário