domingo, 14 de março de 2010

O fruto do Espírito Santo é a verdade (resumo)







E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.  João 17:3


ESBOÇO


I. Que Jesus define a verdade


A. As verdades encontradas nas Escrituras são verdades reveladas. Elas não podem ser deduzidas pela razão, mas não são hostis à razão. São aceitas pela fé.


B. A verdade espiritual é definida por Jesus. Não existe autoridade mais elevada.


1. Mencione algumas verdades que não podem ser conhecidas pela razão.
2. Por que cremos que verdade é definida por Jesus?
3. Como entendemos a afirmação de Jesus de que Ele é o caminho único para Deus e que Ele é a verdade e a vida?
4. Como o Espírito Santo nos guia na verdade?


II. Liberdade e verdade


A. Jesus diz que a verdade nos liberta. Quais são algumas formas de liberdade que a verdade traz?
B. Jesus define que a vida eterna é conhecer “o único Deus verdadeiro” e o próprio Jesus. Como entendemos o significado desse conhecimento?


III. Da verdade o nosso guia


A compreensão da verdade, como é revelada nas Escrituras, exige pensamento e esforço dedicados. Mas, embora a compreensão seja essencial, não tem valor real algum se não estivermos dispostos a nos submeter à verdade.


1. Como as Escrituras se tornam o guia para a vida diária?
2. Qual é a relação entre a verdade e a esperança?


Resumo: As Escrituras são a verdade revelada como é definida por Jesus e entendida pela submissão à direção do Espírito Santo; são o guia para toda a vida.


A verdade é uma Pessoa, isto é, Jesus Cristo. Tanto a verdade objetiva como a subjetiva se encontram em Jesus. Para que o cristão conheça e entenda a verdade, ele deve ter Jesus. Para que a vida do cristão seja de lealdade à verdade, ele deve ter Jesus.

Poucos desejaram viver uma vida de verdade mais do que Gandhi, o grande catalisador da libertação da Índia no século 20 pela ética da ação civil não violenta. Talvez seja por isso que ele deu à sua autobiografia o subtítulo de “A História de Minhas Experiências Com a Verdade”. Ele suportou extremas provações e perseguições pela causa da verdade. Mas Gandhi entendeu que a busca da verdade exige a ajuda de um “vidente” perfeito, alguém que conhece todas as coisas. Gandhi nunca abraçou o cristianismo nem Jesus, mas ele certamente apreendeu o dilema de buscar a verdade desprovido de um Ajudante.


Jesus não mediu palavras quando declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo 14:6). Jesus não só nos ajuda a encontrar a verdade; Ele é a verdade. Esta é a mensagem central que os alunos precisam levar do estudo desta semana.


Pense nisto: Muitas religiões entendem de maneira diferente o que é a verdade. Essas religiões compreendem e interpretam erroneamente a verdade? Por que sim, ou por que não? Por que um seguidor do hinduísmo, do budismo ou do islamismo deveria pensar em se tornar seguidor de Jesus? O que torna atraente a verdade cristã?
Comentário bíblico

I. Podemos conhecer a verdade

Jo 14:6  -  “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida”


Jo 8:32 -  e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 


Antes de Jesus declarar aos discípulos que Ele é a verdade, disse-lhes que era possível conhecer a verdade e que esse conhecimento os libertaria” (Jo 8:32). Evidentemente, eles não tinham nenhuma indicação sobre o significado mais profundo de Suas palavras. Estavam literalmente caminhando e falando, comendo e dormindo com a Verdade, mas estavam desapercebidos da sutil transformação que havia tido início em sua vida. Eles estavam chegando a conhecer a Verdade.


A palavra conhecer, usada por Jesus em João 8:32 vem da palavra grega ginosko, que significa perceberentenderreconhecerobter conhecimentovir a conhecer. É o conhecimento da verdade que começa como uma percepção e progride à plena consecução. É a verdade obtida pela experiência pessoal. Esse conceito de conhecer radicalmente a verdade é diferente do domínio de um conjunto de fatos. É relacional.


Antes da primeira vinda de Jesus, a verdade ficou obscurecida por muitas práticas espirituais “criativas”. As pessoas tateavam nas trevas espirituais, tanto que, mesmo quando liam o Antigo Testamento, não o podiam compreender nem a quem os profetas antigos apontavam (2Co 3:14, 15  - Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido. Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles). 


Hoje, não podemos entender completamente quão radical foi para Jesus dizer que a verdade podia ser conhecida pelo cidadão comum. Essa mesma verdade libertou muitos em Seus dias.


Pense nisto: Como a verdade revelada em Jesus nos liberta ainda hoje?


II. O grande hiato

2Tm 2:15  -   Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 


Jo 5:39  -  Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.


A Bíblia, a Sagrada Palavra de Deus, revela quem é Jesus. É o meio pelo qual entendemos a grande metanarrativa da existência humana – o grande conflito entre Deus e Satanás, o plano da salvação, o fim da história do pecado e de Satanás. Portanto, é impossível conhecer a Verdade – Jesus – sem a Santa Palavra de Deus.


Paulo aconselhou Timóteo a estudar diligentemente a Palavra de Deus, a fim de poder manejá-la corretamente e nunca ser envergonhado. Com muitas vidas pendendo na balança, um conhecimento claro dos fatos objetivos da verdade seria essencial ao ministério do jovem Timóteo. Os que professam amor a Jesus serão achados examinando diligentemente as profundezas da Palavra de Deus.


Pense nisto: Se o estudo da Palavra de Deus é essencial para conhecer e manejar corretamente a verdade, por que Jesus reprovou os fariseus de Seus dias por examinar as Escrituras? (Veja Jo 5:39) Os fariseus acreditavam alcançar a salvação pelo conhecimento das Escrituras. Eles não sentiam necessidade de um Salvador. Isso explica parcialmente por que eles estavam prontos para matar Jesus. Tendo isso em conta, quais eram especificamente os hábitos de estudo dos fariseus que mereciam a condenação de Jesus?


III. Desdobrando o infinito

Jo 15:26 -   Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;


Jo 16:13  - quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 


Esses dois textos destacam o papel essencial que tem o Espírito Santo em ajudar o cristão a conhecer e viver a verdade como é encontrada em Jesus. Não importa quão sérios sejam nossos esforços, nenhuma pesquisa da verdade ajudará muito sem a direção do Espírito Santo. Por que precisamos do Espírito Santo? Em primeiro lugar, a mente humana é finita e severamente debilitada pelo pecado. A verdade infinita só pode ser compreendida limitadamente pelas mentes finitas. Só por essa razão, precisamos do Espírito Santo.


Jesus prometeu que o Espírito Santo nos guiaria “a toda a verdade”. Essa é uma notícia maravilhosa, mas as palavras de Jesus dizem mais do que percebemos à primeira vista. Essa promessa não se refere às verdades que serão desdobradas enquanto estivermos aqui na Terra, apenas, mas também às que veremos no mundo por vir. E deve ser assim, pois a verdade de Deus é infinita. O fato de que os remidos estarão continuamente aprendendo as verdades de Deus pode nos dar uma indicação sobre o papel do Espírito Santo no plano educacional do Céu para os salvos.


Pense nisto: Até agora, aprendemos que a verdade é uma pessoa – Jesus – e que a verdade se amplia para o crente por meio do Espírito Santo. É possível chegar a conhecer Jesus, a verdade. Como é igualmente possível conhecer o Espírito Santo? Como podemos distinguir a voz do Espírito em meio ao coro de vozes que clamam por nossa atenção?


Perguntas para reflexão


1. As Escrituras nos aconselham a dedicar a vida a Jesus, avançar além da mera profissão da verdade e abraçá-la diretamente. Por que simplesmente viver a verdade sem confessá-la abertamente não é suficiente?
 2. Muitos cristãos bem intencionados usam o conhecimento da verdade para atingir aqueles que não podem compartilhar suas convicções. Se a verdade é Jesus, como esse comportamento afeta a visão dos que não creem em Jesus?



Perguntas de aplicação


1. Se você abraçasse completamente a verdade já revelada a você pelo Espírito Santo, como sua vida mudaria? Por exemplo, sua atitude no emprego seria diferente? Que dizer de sua maneira de falar? Você precisaria mudar os hábitos de dirigir? Que dizer de suas escolhas de entretenimento? O que você está fazendo com a verdade que Deus já lhe revelou?
2. Complete as declarações a seguir:

A verdade que desejo que Deus me ajude a viver nesta semana é:
Decidi viver essa verdade porque:


“O que as atividades a seguir me ensinam sobre Jesus, a verdade viva e a única estrada para o Céu?” Jesus veio à Terra para remover o véu dos corações que não compreendiam o Antigo Testamento e abrir seus olhos para a verdade.


Existem alguns sistemas de navegação que nos dão indicações sobre qualquer lugar aonde se queira ir. A tecnologia do GPS (sistema de posicionamento global) indica a localização exata de um veículo a partir de uma quantidade de satélites. Estas duas ferramentas náuticas nos ajudam a chegar aonde precisamos ir com maior eficácia e precisão. Se a Bíblia é nosso atlas para o Céu, o que estaria no “mapa” para nos fazer chegar ali? Se você precisasse dar a alguém as orientações para chegar lá ou desenhar um mapa para o Céu, que voltas, sinais rodoviários e marcos espirituais você incluiria nessas orientações? Para os que desejam dar um passo a mais, com que se parece um mapa assim? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário