terça-feira, 23 de março de 2010

O desafio de viver no mundo




6. “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1Jo 2:15). O que este texto está dizendo? Quer dizer que Deus não ama aqueles que amam o mundo, ou aqueles que amam o mundo não amam a Deus? Explique.


“Às vezes, os anseios do coração são pela santidade e o Céu; mas não há tempo para retrair-se do tumulto do mundo para ouvir as palavras majestosas e autorizadas do Espírito de Deus. As coisas da eternidade são tidas como secundárias, e as do mundo, supremas. É impossível à semente da verdade produzir fruto; porque a vida é utilizada para alimentar os espinhos do mundanismo” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 51).


Embora devamos estar cientes dos perigos do legalismo, o antigo Israel sempre caiu quando tentou se modernizar e se tornar semelhante às nações ao seu redor. 


1 João 2:15 - adverte que o amor do mundo torna impossível um amor sincero a Deus. Precisamos ser cuidadosos como igreja para nos certificar de que, em nossas tentativas de alcançar o mundo, não sejamos cativados e arrastados por ele, tudo em nome do Senhor!


7. Como uma pessoa pode saber quando seu amor ao mundo substituiu seu amor a Deus? Que sinais deve procurar?


O perigo de amar o mundo mais que a Deus assume novo significado em Tiago 4:4: “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus” (NVI). Por que Tiago usou a metáfora do adultério para membros da igreja que são arrastados pelo mundo? Note, igualmente, como João não deixa espaço para meio-termo em 1 João 2:15. É Deus, ou é o mundo.


Com quais aspectos do mundo você tem mais dificuldades? Que coisas você acha atraentes? Como você pode aprender a travar a batalha da fé e não ser arrastado para algo que, no fim, não pode satisfazê-lo e vai destruir você?




Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1312010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário