segunda-feira, 26 de abril de 2010

Adoradores do Sol



Só à luz da eternidade seremos capazes de perceber completamente o impacto negativo do pecado sobre o ambiente. É difícil imaginarmos como deve ter sido este mundo e quão perfeitamente adaptado a toda vida estava o ambiente para nossos primeiros pais.
Evidentemente, o pecado não afetou a Terra, apenas. Ele atingiu também os seres humanos. Entre os impactos negativos do pecado sobre os seres humanos estão a degeneração da idolatria, que se manifestou (entre outras formas) na sua adoração e serviço a “coisas e seres criados” (Rm 1:25, NVI) em lugar do Criador.


8. Que costume existia já nos tempos bíblicos? 


2Rs 23:5  -   Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos mais planetas, e a todo o exército dos céus.


Jr 8:2 -  espalhá-los-ão ao sol, e à lua, e a todo o exército do céu, a quem tinham amado, e a quem serviram, e após quem tinham ido, e a quem procuraram, e diante de quem se tinham prostrado; não serão recolhidos, nem sepultados; serão como esterco sobre a terra. 


Ez 8:16 -  Levou-me para o átrio de dentro da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; adoravam o sol, virados para o oriente


De certa forma, por que teria sentido adorar o Sol?


Uma coisa que podemos saber com certeza sobre o ambiente da Terra hoje é que a luz solar, embora seja muito importante para a saúde, pode ter efeitos extremamente danosos se ficarmos demasiadamente expostos a ela. Portanto, os modernos adoradores do Sol, de certo modo, estão vivendo quase sob tanta ignorância quanto seus predecessores.


Hoje, sabemos que a exposição demasiada à luz solar aumenta o risco de vários tipos de câncer de pele.


Por outro lado, a exposição à luz solar ajuda a produzir vitamina D, essencial para o metabolismo do corpo e a construção de ossos fortes e sadios. A exposição adequada à luz solar também ajuda a prevenir certos tipos de câncer.


Então, qual é a exposição adequada à luz solar? Pessoas de pele clara em regiões equatoriais, que contam com luz solar para a vitamina D, requerem pelo menos cinco minutos por dia de exposição direta. Pessoas de pele escura, no mesmo ambiente, requerem cerca de trinta minutos para produzir a mesma quantia de vitamina D. Em áreas em que as horas de luz solar são mais limitadas, a vitamina D deve ser administrada como suplemento sob supervisão médica.


Também é saudável manter cortinas e janelas abertas para permitir que a luz solar entre no ambiente, o que ajuda a destruir certas bactérias.


Estudos mostram que pessoas sem a adequada exposição à luz solar podem ser mais propensas a sofrer de depressão sazonal (conhecida como “desordem afetiva sazonal”). Esse problema ocorre especialmente em áreas em que, no inverno, os dias são pequenos. A cura é muito direta: mais exposição à luz, mesmo que artificial, nos meses de inverno.


Qual é a lição disso tudo? Como acontece com muitas coisas em relação aos seres vivos, são importantíssimos a temperança e o equilíbrio com respeito à exposição à luz solar.

                                      Estudo adicional

Leia Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 44-51: “A Criação”; O Grande Conflito, p. 675-678: “O Final e Glorioso Triunfo”.


Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o Seu eterno poder, como também a Sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Rm 1:20). As coisas da natureza que agora contemplamos nos dão apenas uma fraca ideia da glória do Éden. O pecado manchou a beleza da Terra; podem-se ver em tudo os vestígios da obra do mal. Todavia, permanece muita coisa bela. A natureza testifica de que alguém, infinito em poder, grande em bondade, misericórdia e amor, criou a Terra, enchendo-a de vida e alegria. Mesmo em seu estado defeituoso, todas as coisas revelam em ação a mão do artista por excelência. Para onde quer que nos volvamos, podemos ouvir a voz de Deus, e ver testemunhos de Sua bondade” (Ellen G. White, Ministry of Health and Cure, p. 234).


Perguntas para reflexão


1. Em anos recentes, a questão do ambiente, especialmente sobre o aquecimento global, assumiu a vanguarda das notícias. Qual é a resposta de sua nação, comunidade e igreja para estes assuntos?
2. Que diferenças deve haver na maneira de um cristão, que crê que Deus criou o mundo, se relacionar com as questões do ambiente e alguém que acredita que estamos aqui como produto do puro acaso?
3. Como o sábado pode e deve ter significado em nossa preocupação com o ambiente? Como a guarda do sábado nos ajuda a ser melhores ecologistas?
4. Se Jesus vem logo, como cremos, devemos realmente ter toda aquela preocupação com o ambiente? Justifique sua resposta.



Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic522010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário