terça-feira, 6 de abril de 2010

Escolha e acaso



E com respeito a Sião se dirá: Este e aquele nasceram nela; e o próprio Altíssimo a estabelecerá. O Senhor, ao registrar os povos, dirá: Este nasceu lá” (Sl 87:5, 6).


Embora todos tenham o poder de escolha, nem todos têm oportunidades iguais. Algumas escolhas limitam as possibilidades e oportunidades futuras. Alguns sofrem desvantagens independentemente de escolha. Pense nas desvantagens que obscurecem a vida de alguns: crianças nascidas em lares em que são usadas drogas, em que prevalece a violência doméstica, em que a pobreza é extrema. Pense na destruição provocada por violência, corrupção e desespero. Todos nós, em certa medida, fomos colocados em situações que não são de nossa escolha.


8. Que critério terá Deus ao julgar as pessoas? Sl 87:5, 6. - E com respeito a Sião se dirá: Este e aquele nasceram nela; e o próprio Altíssimo a estabelecerá. O SENHOR, ao registrar os povos, dirá: Este nasceu lá. 


Como esses versos devem nos ajudar a entender melhor o significado de Mateus 7:1, 2?  -  Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.


Deus conhece nossas circunstâncias; Ele sabe que muitos de nós fomos criados em situações horríveis, que não dependem de nossas escolhas. Só Deus conhece completamente nossa origem.


Às vezes, encontramos pessoas que estão lutando com problemas terríveis, provocados por escolhas que outros fizeram: a decisão de um pai de abandonar a família; a decisão de um cônjuge de cometer adultério; a decisão de um amigo trair alguém em quem confiava? As variáveis são tão infinitas quanto assustadoras.
Mas, em tudo isso, as boas-novas são que podemos fazer uma escolha que seja a mais importante de todas. Podemos decidir seguir Jesus. Quando escolhemos Jesus como nosso Salvador pessoal, quando nos arrependemos de nossos caminhos pecaminosos, e quando somos batizados, recebemos o dom do Espírito Santo. Por esse dom, Deus agora entra e influencia nosso coração e mente a fim de dirigir nossos atos e nos levar a produzir fruto. Somos feitos ramos da Videira Verdadeira.


De acordo com Gálatas 5:22, 23  -  Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”, o fruto do Espírito não vem isolado, mas como um conjunto. É resultado do Espírito que toma o controle de nossa vontade, pelo menos até o ponto em que o permitirmos. Em outras palavras, pelo poder de Deus, operando em nossa vida, podemos – mediante nossas decisões – permitir que o Senhor retenha algumas das coisas negativas trazidas sobre nós por escolhas que nós mesmos nunca fizemos.


Você traz consigo alguns resultados de escolhas que outros fizeram, e não você? Como Deus operou em sua vida para reter alguns dos resultados negativos dessas escolhas? Que escolhas melhores você pode fazer para ajudar no processo de cura?

                                           


Estudo adicional

Leia Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 94: “Os Anjos Bons são Mais Poderosos que os Anjos Maus”.


Toda pessoa tem um Céu a ganhar, e um inferno a evitar. E os anjos acham-se todos prontos para vir em auxílio de cada pessoa tentada e provada. Ele, o Filho do infinito Deus, resistiu à prova em nosso favor. A cruz do Calvário ergue-se vividamente diante de cada um. Quando o caso de todos for julgado, e eles [os perdidos] forem entregues a sofrer por seu desprezo a Deus e pela desconsideração de Sua honra em sua desobediência, ninguém terá desculpa alguma; ninguém teria necessidade de haver perecido. Foi deixado a sua própria escolha quem seria seu príncipe – Cristo ou Satanás” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 96).


“Deus não força os homens a abandonarem sua incredulidade. Acham-se perante eles a luz e as trevas, a verdade e o erro. Cumpre-lhes decidir qual aceitarão. O espírito humano é dotado da faculdade de discriminar entre a verdade e o erro. É o desígnio de Deus que não se decidam por impulso, mas pelo peso da evidência, comparando cuidadosamente escritura com escritura” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 458).


Perguntas para reflexão


1. Comente a questão da “liberdade”. Que significa liberdade? Uma pessoa que escolhe ser escrava é realmente livre? Quão livres somos nós, de fato? Quais são os limites da liberdade? Quando a liberdade pode ser algo ruim?

2. Pense em todos os efeitos negativos do álcool. Pense nas vidas arruinadas pelo seu uso. Quando contrastado com os supostos “benefícios”, por que é tão inteligente nunca se envolver com essa droga?



Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic222010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário