sexta-feira, 16 de abril de 2010

Quando os músculos se atrofiam



3. Paulo diz que a fé é dom de Deus  -  Ef 2:8  -   Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 


Mas Hebreus diz que a fé precisa de algo mais. Como assim? 


Hb 11:6 -  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.


(Mesmo sendo dom de Deus, a fé é alimentada mediante comunhão com Deus e empenho em cumprir Sua vontade.) 


Aqueles que já tiveram um osso quebrado ou um sério deslocamento da articulação passaram pela imobilização, necessária para que acontecesse a cura. Ataduras de sustentação, bandagens e até pinos cirúrgicos são usados para ajudar a estabilizar uma articulação danificada ou um membro fraturado. Como resultado da imobilização, os músculos relacionados com aquela área específica não são usados. Com essa falta de uso, ocorre um processo de atrofia ou enfraquecimento. Os músculos se tornam magros e fracos. Quando termina a cura do osso ou articulação, o movimento começa a retornar e, com o uso e exercício contínuos, a força dos músculos é recuperada.


A atividade é uma lei de nosso ser. Todo órgão do corpo tem sua obra designada, de cujo desempenho depende seu desenvolvimento e vigor. A função normal de todos os órgãos dá resistência e vigor, ao passo que a falta de uso leva à decadência e à morte. Se você mantiver um braço suspenso, mesmo por poucas semanas, e depois o soltar de suas ligaduras, verá que se acha mais fraco do que o que manteve uso moderado durante o mesmo período. A inatividade produz o mesmo efeito sobre todo o sistema muscular” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 237, 238).


O mesmo se dá com a fé. Se a fé não for exercitada, não crescerá. Os movimentos e ações vitais dos membros e corpo da fé não podem acontecer. Embora a fé seja um dom, se não for exercitada, se não tomarmos decisões baseadas nela, se não estendermos a mão e reclamarmos as promessas de Deus, se não estivermos dispostos a correr riscos com base na fé, se não exercitarmos fé a ponto de ser levados aos joelhos em submissão e humildade – corremos o perigo de perdê-la.
Essa é uma tragédia, porque a fé é um dos mais preciosos dons de Deus. Só os que sabem o que é viver neste mundo sem fé, sem o conhecimento de Deus, sem a esperança de Suas promessas, podem lhe dizer como é maravilhoso e precioso esse dom.


Com que frequência você está exercitando o dom da fé? Você pode dizer que crê e que tem fé, mas até que ponto suas ações mostram isso? Como você pode exercitar diariamente sua fé em coisas pequenas de forma que, quando chegarem as grandes coisas, você esteja em condições de revelar a fé que professa?




Nenhum comentário:

Postar um comentário