segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aptidão física e espiritual (resumo)



Texto chave: 1 Coríntios 9:25  -  Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.


Esboço


I. Use, não perca!


Mateus 25:14-28, -  Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 


A. Como o servo de Mateus 25:14-28 - que escondeu seu dom e o perdeu, Deus nos fez responsáveis por todos os dons que nos concedeu. Quais são os benefícios de usar os músculos dados por Deus?
B. Qual é o problema de não exercitar corretamente os músculos?



II. Não somos de nós mesmos


A. Apesar de Deus nos ter dado vontade livre, se não reconhecermos nossa responsabilidade de disciplinar o corpo, colheremos o resultado não só fisicamente, mas também mental e espiritualmente. Como devemos cuidar corretamente dos dons de Deus?
B. Como podemos expressar louvor a Deus quando usamos e aperfeiçoamos Seus dons?

III. Horário de treinamento


A. Que atividades você tem notado que lhe são mais benéficas?
B. Que escolhas de estilo de vida você pode fazer na próxima semana para trazer mais movimento à sua vida?
C. Como pode você aumentar e desenvolver sua fé?



Resumo: O corpo e a fé são dons de Deus. Somos responsáveis perante Ele por exercitá-los a fim de conservá-los úteis e saudáveis a Seu serviço.
A saúde física é o fundamento de uma mente sã e uma vida espiritual sadia.
Quais são algumas das motivações para manter saúde física? A obsessão para a resposta a esta pergunta não é nova. Os gregos antigos idolatravam a forma humana. Seu cuidado era considerado altamente importante. Falando da saúde física no contexto das realizações arquitetônicas de Herodes durante a era romana, a Eerdmans’ Family Encyclopedia of the Bible afirma: “O atletismo de estilo grego também era realizado no estádio e no ginásio. Os gregos criam que o exercício desse tipo era necessário para obter um corpo saudável” (Guideposts: Carmel, N.Y.: 1978. p. 222). Em várias religiões orientais, o exercício físico tem considerável significado espiritual. Muitos indivíduos modernos procuram o exercício não para glorificar a Deus mas a si mesmos, para parecer “sensuais”. Nosso estudo explora o papel e o significado do exercício físico para a vida do cristão. Se nosso corpo realmente foi “comprado por preço” e é “o templo do Espírito Santo”, se estamos decididos a fazer tudo “para a glória de Deus”, como isso pode afetar nossos hábitos de exercício?


Atividade de abertura


Opção A: Caminhe, de preferência ao ar livre, e faça alguns leves exercícios de alongamento. Pergunte a si mesmo: “O que isso tem que ver com meu relacionamento com Deus?”


Os gregos antigos criam em uma dupla natureza humana. Havia o lado físico, representado pelo corpo, e o lado espiritual, representado pela alma. Assim, uma alma podia existir independentemente do corpo. Por outro lado, os hebreus mantinham uma abordagem mais holística. Para eles, a alma era a integração do espírito com o corpo (Gn 2:7). Seguia-se, naturalmente, que aquilo que afetava o corpo afetava o espírito, e vice-versa. O cuidado com a natureza física teria um impacto na pessoa de maneira total.
Comentário bíblico

I. O atleta espiritual


1Co 9:24-27  - Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.


Os versos acima estão entre as muitas referências das Escrituras ao atletismo – em particular, à corrida – como metáfora da vida cristã. Paulo reconhecia o paralelo entre o treinamento físico e o preparo espiritual. Um moderno corredor de longa distância pode ter um regime de exercícios assim: Preparação diária – 800 metros em voltas de aquecimento, mais exercícios de alongamento; três dias por semana, treinamento para desenvolver ritmo e velocidade (correndo pequenas distâncias, normalmente 200 a 400 metros, a passo acelerado por uma hora a uma hora e meia); dois dias por semana, corrida de distância de 10 a 20 quilômetros para desenvolver perseverança e obstinação mental; um dia por semana, treinamento colina acima para desenvolver força (correr em aclives abruptos a velocidade quase máxima com breves períodos de descanso).
Também há treinamentos matutinos na sala de pesos por 45 minutos a uma hora. Um dia por semana, descanso. O atleta também vigia cuidadosamente a alimentação, evita atividades até tarde a fim de obter descanso adequado e exercita autodisciplina em todas as atividades


2Tm 2:3-5 -   Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.


2Tm. 4:7 -   Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 


Fp 3:12-14 -   Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 


Hb 12:1-3 -  Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma. 


Pense nisto: É importante para o cristão cultivar a vida espiritual com tanta seriedade quanto para o atleta é cultivar o poder do corpo? Que exercícios espirituais você incorpora à sua rotina diária para obter benefícios como perseverança espiritual, força e ritmo? Que práticas você deve evitar a fim de ter uma corrida mais íntima com Deus?


II. Crendo sem ver 
   
Jo 20:24-29  - Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.


“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que Se torna galardoador dos que O buscam (Hb 11:6).


Alguém disse que quando entendemos e, então, confiamos, isso é sabedoria; mas quando não entendemos e ainda confiamos, isso é fé. Tomé vivia no nível da sabedoria. Se ele podia ver, entender ou tocar por si mesmo, ele cria. Mas o que agrada a Deus é exercer confiança nEle mesmo nas ocasiões em que não podemos ver nem tocar. Essa fé cresce, se fortalece e se expande com o uso. Como os músculos físicos, a fé exercitada aumenta a capacidade de mover montanhas” (veja Mc 11:23  -  porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele).


Pense nisto: Que ações posso fazer para exercitar minha fé? Se nunca tentar desafios maiores do que os que podem ser realizados com os recursos que já tenho, como minha fé vai crescer? Por outro lado, por que a fé se atrofia como resultado de planos e visão limitados?


III. Benefícios do exercício físico     


1Co 6:19, 20 -  Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.


Exercício e temperança têm um longa história conjunta. Note esta citação do grego estoico Epíteto, que viveu mais de 100 anos depois da morte de Cristo: “Você quer ser vencedor nos Jogos Olímpicos? A bem da verdade, eu também, pois é uma coisa gloriosa. ... Então, você precisa viver orientado por regras, comer o que não é desagradável, abster-se de iguarias; você precisa se obrigar a constantes exercícios na hora designada, no calor e no frio; precisa se privar de vinho e bebidas frias; em outras palavras, você precisa ser tão submisso a todas as orientações de seu mestre quanto às de um médico” (James M. Freeman, Manners and Customs of the Bible[Plainfield, New Jersey: Logos International], 1972), p. 457.


Pense nisto: Que benefícios espirituais você pode receber do exercício físico? Visto que a verdade espiritual é recebida através da mente, como o exercício físico melhora a percepção mental?


Costuma-se dizer que a estrada para o inferno é feita de  boas intenções. Certamente, todos afirmariam que desejariam se exercitar mais. Mas quantos se exercitam? Use os estudos de casos a seguir para criar soluções para nossas desculpas. Ao mesmo tempo em que “ajudamos” essas pessoas, como estamos ajudando a nós mesmos a solucionar nossa própria procrastinação?


Caso 1: Sharon come “como um passarinho” mas não consegue perder peso. Seu médico não encontrou nada de anormal. Ela sabe que, se fizesse exercícios, estimularia seu metabolismo e facilitaria a perda de peso, mas se queixa de que é muito gorda para se exercitar e mal pode caminhar até a caixa postal sem perder o fôlego. Como podemos ajudá-la? 


Caso 2: Volker sente que nunca foi bom em esportes na escola, porque sempre era o último a ser escolhido. Seus amigos mais próximos parecem ter o mesmo problema. Eles se orgulham em ser “feras” em computação e afirmam ser alérgicos a sol, suor e exercício. Como podemos encorajá-los a ser mais ativos?   
Caso 3: Rosinha é viúva, com cinco filhos para criar e trabalha em dois empregos para sustentar a casa. Ela diz que gostaria de fazer mais exercícios, mas simplesmente não tem tempo. Como podemos superar a propensão para desculpá-la e ajudá-la a encontrar meios criativos para introduzir o exercício em sua rotina?  


Caso 4: Ahmed é um brilhante jovem profissional, admirado por sua compreensão dos negócios. Ele vem de um lar pobre e está ansioso por fazer sua marca no mundo e erguer a família da pobreza. Para fazer isso, ele trabalha demais, dorme pouco e não faz exercícios físicos. Por mais louváveis que sejam suas metas, como podemos ajudar Ahmed a alcançar o equilíbrio?


Pense nisto: Tendo estudado a função dos exercícios sob os pontos de vista científico, histórico e bíblico, e tendo tentado resolver algumas das desculpas que damos para não nos exercitar, agora precisamos pôr nosso conhecimento em ação. Sabemos que é importante consultar um médico e, para os mais ambiciosos, um fisiologista de exercício antes de fazer mudanças dramáticas em qualquer programa de exercícios.
Passos de ação


1. Pegue uma folha de papel e caneta. Divida a folha em duas colunas.   
2. Na coluna da esquerda, mencione aquelas formas de exercício em que você esteja atualmente comprometido. Seja honesto consigo! Não há problema se a coluna ficar completamente em branco. Isso é aceitável.
3. Em seguida, escreva suas metas de exercícios na coluna da direita. (Correr a maratona no mês que vem não deve estar na listas, se levarmos a sério nosso plano.)
4. Abaixo de cada meta, escreva os passos de ação que dá para alcançá-la. Como exemplo de meta: Dentro seis meses, correr três quilômetros cada manhã antes de trabalhar. 



Passos de ação: 


(A) Primeiro mês – começar caminhando em torno da quadra algumas vezes!           
(B) Correr moderadamente meio quilômetro no final do mês.
(C) Segundo mês – estender o percurso  da corrida a um quilômetro.
(D) Deitar mais cedo a fim de levantar mais cedo para deixar mais tempo para correr pela manhã, etc.

Um comentário:

  1. Muito bom o conteúdo do vosso blog. Estava observando a estrutura, os links, os artigos no arquivo do blog, os vídeos - tem um conteúdo edificante.


    Meu desejo é que o Senhor Jesus possa abençoar a sua vida, para que através deste espaço virtual, você possa comunicar bênçãos para a vida dos vossos leitores.

    Quando puder e vosso tempo permitir, dê uma passadinha em nosso humilde blog: www.evangelismoelouvor.com . Trabalhamos num Projeto de Evangelismo e Louvor. Convido-te para ingressar (se lhe parecer bem) em nosso quadro de SEGUIDORES. Dessa forma, contaremos com o vosso apoio e, se possível, vossas orações, além de compartilharmos informações.

    À Deus, toda a glória.

    Ozenice Almeida
    Nosso Blog: www.evangelismoelouvor.com

    ResponderExcluir