quarta-feira, 21 de abril de 2010

O poder da água




Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40:31).


5. Medite nesse texto. Que promessa você pode tirar dele para si mesmo? Como você pode aplicá-lo à sua experiência?


Uma experiência histórica ministrada pelo Dr. Pitts, da Universidade Harvard, colocou atletas – caminhando em uma esteira a 5,5 quilômetros por hora em um ambiente quente – para consumir tanta água quanto perdessem pela transpiração. No fim da experiência, os atletas sentiam que podiam continuar a caminhar – sete horas mais tarde! (G.C. Pitts, R.E. Johnson, F.C. Conzolazio, “Work in the Heat as Affected by Intake of Water, Salt, and Glucose” American Journal of Physiology 142:253, 1944). Em outro dia, os mesmos atletas, privados de água durante a experiência, chegaram ao ponto da exaustão dentro três horas e meia.


A mensagem é clara. A água pode dar poder e energia, especialmente quando estamos fazendo trabalho vigoroso. Em contraste, o consumo inadequado de água pode resultar em desidratação, que leva a cansaço e esgotamento muito mais depressa do que se bebêssemos água suficiente. Igualmente, água insuficiente pode prejudicar as funções vitais. Embora possam entrar em ação mecanismos compensatórios, a deficiência crônica de água levará à má saúde.


É possível que o consumo adequado de fluido limite alguns sintomas como enxaquecas, reduzindo assim a necessidade de medicamento contra enxaqueca, que pode provocar efeitos colaterais, especialmente se usado com frequência. Como a maioria dos atletas sabe, durante o exercício prolongado e intenso, a necessidade de água aumenta significativamente.


Mas deve-se lembrar de que é possível beber água demais, resultando em intoxicação por água. A quantidade apropriada de consumo de água depende de múltiplos fatores, como temperatura, tamanho do corpo e função renal, mas deve ser suficiente para produzir urina clara em circunstâncias normais. Na maioria dos casos, as pessoas devem fazer o esforço de beber no mínimo de seis a oito copos (pelo menos 250 ml por copo) de água por dia, e mais quando faz trabalho pesado em ambiente quente.


Quanta água você está bebendo cada dia? Tome a decisão consciente de registrar quanta água você está bebendo, e se não estiver tomando o suficiente, o que o está impedindo de voltar a fazer algo tão simples e que lhe traz tantos benefícios?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic422010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário