quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mudanças no ambiente depois do pecado



4. Qual foi a primeira indicação a Adão e Eva de que seu ato de comer o fruto proibido tinha consequências? 


Gn 3:7, 17-19   Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.      -      E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás. 


Com a entrada do pecado em sua vida, Adão e Eva enfrentaram algumas sérias consequências. Primeiramente, como Ellen White escreveu, a roupa de luz que os cobria desapareceu. O ambiente que os revestia mudou. O ambiente do mundo vegetal também mudou. Cresceram espinhos e cardos. O solo endureceu. E, pior de tudo, agora havia a entrada da morte, algo que eles nunca deveriam ter conhecido.


De repente, o ambiente maravilhoso que tinham para apreciar passou a apresentar um novo padrão, e lhes trazer novos desafios, os quais, com o passar do tempo e nas gerações subsequentes, só se tornaram piores. Enquanto isso, os seres humanos começaram a explorar a Terra, frequentemente buscando o próprio lucro e glória.


5. Como a humanidade passou a considerar a criação? 


1Rs 10:14-22 - O peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro, além do que entrava dos vendedores, e do tráfico dos negociantes, e de todos os reis da Arábia, e dos governadores da terra. Fez o rei Salomão duzentos paveses de ouro batido; seiscentos siclos de ouro mandou pesar para cada pavês; fez também trezentos escudos de ouro batido; três arráteis de ouro mandou pesar para cada escudo. E o rei os pôs na Casa do Bosque do Líbano. Fez mais o rei um grande trono de marfim e o cobriu de ouro puríssimo. O trono tinha seis degraus; o espaldar do trono, ao alto, era redondo; de ambos os lados tinha braços junto ao assento e dois leões junto aos braços. Também doze leões estavam ali sobre os seis degraus, um em cada extremo destes. Nunca se fizera obra semelhante em nenhum dos reinos. Todas as taças de que se servia o rei Salomão para beber eram de ouro, e também de ouro puro todas as da Casa do Bosque do Líbano; não havia nelas prata, porque nos dias de Salomão não se dava a ela estimação nenhuma. Porque o rei tinha no mar uma frota de Társis, com as naus de Hirão; de três em três anos, voltava a frota de Társis, trazendo ouro, prata, marfim, bugios e pavões.


Além da exploração, decadência, perda de sentido e morte passaram a afligir todos os povos a ponto de podermos considerá-los parte natural do ciclo da vida. Mas não era assim no princípio e não está no plano final de Deus. A mordomia da Terra por parte da humanidade foi transformada em exploração, pois os gananciosos procuram tirar da Terra tudo o que podem, não importando as consequências.


A poluição do ar e da água, a contaminação do solo, a presença de novos e pavorosos agentes de doença, tudo aponta para o envelhecimento da Terra e a crescente necessidade de renovação. Cada vez mais países procuram se desenvolver, e os países desenvolvidos procuram manter seu padrão de vida, e a humanidade enfrenta desafios de saúde que podem ser perversos por causa dos danos ao ambiente.


Anos atrás, um líder político fez uma declaração a esse respeito: “Não temos que nos preocupar com o ambiente porque Jesus vai voltar logo.” Qual é a lógica desse argumento? Como você responderia?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic522010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário