sexta-feira, 16 de abril de 2010

Crendo no invisível



Abatido, o jovem oficial chutou uma pequena pedra na areia do deserto seco. A mãe dele deveria passar por uma cirurgia de câncer de mama. As exigências do horário operacional do exército não lhe permitiam voltar para estar a seu lado. Com um traço de raiva e rebelião, ele se perguntava: “Por quê? Por quê? Por quê?” Ele havia orado pedindo fé e, nesses momentos, quando as coisas não iam como ele queria, quando suas orações não eram respondidas como esperava, ele achava que sua fé estava enfraquecendo. A escuridão da dúvida se insinuava em seu coração e, por alguns momentos, ele se perguntou se Deus existia mesmo. Então, quando o sol raiou, e a beleza do amanhecer encheu o céu, sua mente pensou em alguns versos da Bíblia, uma história que ele conhecia desde a infância e, ao se demorar naquela história, sua fé voltou. Por mais difícil que fosse para ele entender as coisas, por mais difícil que fosse para ele ver as razões do que acontecia, ele avançou, confiante e amando seu Senhor Jesus.

4. João 20:24-29  -  Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. 


Que significa crer no invisível? Com que frequência você precisa crer sem ver? Isso significa acreditar em qualquer coisa? Qual é a diferença?     
      (Nem sempre temos todas as evidências e todas as respostas que procuramos. Mas a Palavra de Deus é evidência segura para sabermos qual é o caminho.)  


Depois que Jesus revelou paciente e ternamente Suas feridas a Tomé, este reconheceu: “Senhor meu e Deus meu!” (v. 28). O texto que veio à mente do jovem militar foi: “Bem-aventurados os que não viram e creram (v. 29).” Essa foi realmente a chave – crer sem ver; tomar Deus pela palavra sem insistir em ter uma “prova”. Afinal, para alguns, nem toda “prova” do mundo os convencerá a crer. Viver pela fé, então, é continuar naquilo que já sabemos sobre o amor de Deus; significa confiar em Deus a partir do que já experimentamos; significa tomá-Lo pela palavra porque Ele nos mostrou Sua bondade e amor – não importando quão difíceis sejam nossas circunstâncias e não importando quanto deixamos de ver ou entender.


Extraído de:   http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic322010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário