sexta-feira, 23 de abril de 2010

As águas do batismo



Atos 8:35-39 - Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? [Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo. 


Nesta passagem, Filipe pregou as Escrituras ao eunuco, contando-lhe as boas-novas de Jesus. O eunuco aceitou Jesus Cristo como Filho de Deus. Quando eles viram água, ele perguntou a Filipe: “Que impede que seja eu batizado?” Então, ele foi batizado por Filipe, e saiu com alegria.


Não existe milagre na água em si; ela é símbolo de purificação. É o dom do Espírito que transforma a vida. O batismo é uma proclamação exterior da aceitação de Jesus. Leia João 3:5-8  - Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Jesus disse a Nicodemos que “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.


2. Que acontece simbolicamente quando alguém é batizado por imersão? Rm 6:1-6  -  Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;


A conversão genuína, simbolizada pelo batismo por imersão, significa a purificação da vida da pessoa. O Novo Testamento menciona muitas vezes o batismo por imersão, enfatizando a importância dessa cerimônia em nossa experiência cristã.


“Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo” (At 2:38, NVI).


Quando somos salvos, somos batizados espiritualmente em Cristo (Gl 3:26, 27 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes)


e recebidos em Seu corpo, a igreja (1Co 12:13 - Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito).


No simbolismo bíblico, o batismo pela água representa a purificação interior (Ef 5:25, 26 -  Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra), 


o renascimento espiritual (Jo 3:5 -   Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus), ambos temas centrais da salvação.


Muitos consideram o batismo como algo certo, mas, para muitos no mundo, o ato exige imensa coragem. Em alguns países, o batismo pode levar ao isolamento do cônjuge, da família e da comunidade, ao encarceramento ou até a morte.


Entre as últimas palavras registradas de Jesus na Terra estão estas: "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc 16:16). Pense nisso um momento: o último chamado de Jesus é para crer nEle, o que inclui o chamado para ser batizado. Se Ele considera assim, não podemos negligenciar seu significado.


Leia novamente Romanos 6:1-6. Como você experimentou a realidade das palavras de Paulo? Como sua “novidade de vida” em Cristo o transformou? De que você foi poupado? Em que áreas você ainda precisa de maior mudança? Como você pode cooperar melhor com o Senhor, que Se oferece para lavar seus pecados?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic422010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário