quarta-feira, 21 de abril de 2010

A água da vida (resumo)



 "Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. (João 4:14)


Esboço


I. Os benefícios da água


A água não somente é um elemento essencial para a vida, mas seu uso diário é essencial para a saúde e manutenção de nossa vida física, mental e espiritual. Por que a água literal é uma metáfora adequada para a Água viva? Que benefícios da água podem aumentar sua qualidade de vida?


II. As bênçãos da água


A. Como você descreveria as bênçãos de um copo de água e um chuveiro fresco em um dia quente? 
B. Se nosso corpo aprecia as propriedades refrescantes e purificantes da água líquida, como a Água viva nos ajuda em uma experiência espiritual ressecada?



III. Tomando posse dos benefícios e bênçãos


A. A água pura é um dos ingredientes mais essenciais à vida e à saúde. O que você pode fazer para ter à disposição uma ampla provisão para suas necessidades e as dos outros? 
B. Ainda que você tenha boa provisão de água, que escolhas de estilo de vida você precisa fazer a fim de aproveitar os benefícios da água?



Resumo: O uso apropriado da água é crítico para a saúde, tanto na vida física como em suas aplicações espirituais, na vida eterna.


A Bíblia usa frequentemente a água como símbolo da essência da vida e bem-estar espiritual. Ao longo das Escrituras, a imagem da água é utilizada como símbolo apropriado da saúde espiritual.


Um slogan cativante em um anúncio popular de refrigerante ordena: “Obedeça à sua sede”. E com razão! A sede é o grito do corpo pedindo água. Além do ar que respiramos, nada é mais essencial à vida e bem-estar físico que a água. Caminhe em quase qualquer supermercado ou loja de conveniência, e você encontrará uma variedade aparentemente infinita de bebidas, cada uma afirmando extinguir sua sede, restaurar seu vigor, recuperar você ou ajudá-lo a relaxar. Desde as bebidas esportivas e energéticas até um excesso de bebidas contendo álcool – cada bebida alega ser a mais refrescante e benéfica.


A verdade é que, quando você está com sede, nada satisfaz mais que um copo de genuína água fresca, cristalina e pura. Embora os substitutos se apresentem em um atordoante arranjo de cores, odores e sabores, que lampejam e borbulham, embora suas embalagens e rótulos sejam atraentes, nada mata melhor a sede que a água. A escolha de outra coisa qualquer quando você está com sede só aumenta sua necessidade da coisa real: água.


Pense nisto: Descrevam a experiência sensorial do som da água numa cascata ou num córrego. Como o som e a visão da água afetam a sede? Como a reação à água pode ajudá-los a entender que a consciência da necessidade de Jesus, a água espiritual, também é despertada quando O vemos e ouvimos? Como “vemos” e “ouvimos” a Água da Vida? O que essa demonstração nos diz espiritualmente sobre a importância de “obedecer à nossa sede”?  


A paz parece ser mais difícil de alcançar que outra coisa qualquer. De acordo com a Bíblia, o que está na raiz de deixarmos de estar em paz?


Comentário bíblico
I..  A água viva    
  
Jo 4:1-42 - Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.


Na região árida aonde Deus escolheu enviar Seu Filho em forma humana, a água era um artigo escasso e precioso. Todos sabiam o que significa ter sede, e todos conheciam o desafio diário de simplesmente obter suficiente água limpa para sustentar a vida. Então, quando Jesus disse à mulher samaritana que tinha uma água muito melhor que a água que ela buscava diariamente no poço da cidade, naturalmente, seu interesse foi despertado.


O Salvador descreveu para ela o dom de Deus que se torna, dentro de todos os que a recebem, uma fonte de água viva que corre continuamente. No curso de sua conversa, a mulher entendeu a importância espiritual das palavras de Cristo. Seu desejo pela água viva cresceu em intensidade, e ela pediu ao Salvador esse mais precioso de todos os dons celestiais.


Pense nisto: Jesus disse: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mt 5:6). Por que a satisfação da nossa sede espiritual nos mananciais deste mundo só deixa um anseio por algo melhor? No encontro de Jesus com a mulher samaritana, o que indica que ela conhecia muitas das indagações insatisfatórias à vida espiritual? Quais são alguns dos substitutos usuais da água viva usados por sua comunidade na busca de satisfazer seus desejos mais profundos? Como você pode fazê-los saber que tudo de que mais precisam é Jesus e a experiência de Sua graça purificadora, doadora de cura e vida?


II. As águas do batismo


Rm 6:1-4   - Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;


A imagem da morte, sepultamento e ressurreição do Salvador permeia o rito do batismo cristão por imersão. No batismo, somos integralmente conectados com esses atos de Cristo em nosso favor de tal maneira que se tornam também uma experiência nossa. Morremos para a antiga vida de pecado e rebelião. Somos sepultados com Cristo quando a água nos cobre no batismo. E, pelo poder do Espírito Santo, somos ressuscitados da sepultura de água para andar em “novidade de vida”.


Como resultado, o apóstolo Paulo nos exorta: “Vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em Sua morte? Portanto, fomos sepultados com Ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova” (Rm 6:3, 4).


Pense nisto: O mero assentimento intelectual ao evangelho não é suficiente. Deus deseja nos imergir em uma experiência revigorante de nova vida no Espírito, caracterizada por liberdade e transformação (veja 2Co 3:17, 18 Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito). Como você pode experimentar uma vida de liberdade – por exemplo, liberdade das coisas que antigamente diminuíam sua vida física e espiritual, e liberdade a fim de viver pelo Espírito? Comente por que essa vida é uma experiência continuamente libertadora que nos torna mais semelhantes a Jesus.


Perguntas para consideração


1. Que acontece quando você fica desidratado? Quais são os primeiros sintomas? Qual será o resultado se você não tomar água suficiente imediatamente? Quais são as implicações espirituais do consumo insuficiente de água?
2. Como podemos melhor expressar gratidão a Deus por Seus dons físicos e espirituais, fundamentais para a vida que Ele nos deu?
3. Que acontece à sua vida espiritual se você passar pela constante falta da água viva? Qual é o remédio espiritual para essa situação?
4. Quão sedento sou eu pela Água Viva? Quais são algumas das coisas que podem mascarar minha verdadeira situação espiritual ou abrandar minha sede do genuíno refrigério espiritual?
5. Por que, no reino espiritual, qualquer coisa que usemos como substituto nos deixa mais desejosos de algo diferente e maior?



Perguntas de aplicação


1. De que maneira a água pode tanto dar vida como aumentar sua qualidade? Como você pode se beneficiar melhor das propriedades vitalizantes da água?
2. Que estratégias você usa para tomar suficiente água cada dia? Como você tem percebido que o uso externo da água também é revigorante?
3. Que experiências você tem com a água como parte central de um processo de cura?
4. Como passou a ser minha vida quando “entrei de cabeça” na experiência da Água Viva?
5. Por que uma única experiência com a Água Viva não é suficiente? O que posso fazer para tomar e experimentar a Água Viva regular e diariamente? Qual pode ser o resultado de viver diariamente da forma que Deus almeja?

6. Por que, às vezes, é fácil desviar o foco ou se conformar com os substitutos da Água Viva? Como encontrei o caminho de volta para a Água verdadeira quando me havia conformado com algo inferior?


Se possível, organize uma excursão de sábado à tarde para a beira de um lago, rio, cachoeira, oceano ou beira-mar. Como alternativa, mostre fotos de cursos d’água ou mostre um DVD do oceano, como a série “Planeta Terra”. Contemple as propriedades doadoras de vida, refrescantes e revigorantes da água. Experimentem a beleza desse quadro compondo um poema, uma canção ou fazendo uma pintura que louve o poder criador de Deus.


Atividade: As empresas gastam milhões de dólares para criar slogans e anúncios com o objetivo de convencer você a comprar seus produtos. “Obedeça à sua sede” vendeu milhões de uma determinada marca de refrigerante. Existem pessoas perecendo por falta da Água Viva. Crie seu próprio slogan para a Água Viva (Jesus) a ser impresso em um adesivo de parachoque ou camiseta. O que esse slogan diria para convidar os outros a beber da Água da Vida?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic422010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário