terça-feira, 27 de abril de 2010

Nossa responsabilidade sobre o ambiente



6. No relacionamento com o mundo que nos cerca, que princípio deve dirigir nossas ações? Que significa isso? 


Sl 24:1 - Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. 


Precisamos começar nos lembrando do senhorio de Deus sobre a Terra. Não somos livres de responsabilidade perante Ele e Sua criação. Não só a Terra é Sua, mas as pessoas – nós e todos os demais. Temos responsabilidade diante dEle pelas outras pessoas, bem como com o restante da criação terrestre. Podemos preservar os recursos.


Um exemplo é a água. Podemos ser criteriosos no uso da água. Podemos apoiar esforços para fornecer água limpa aos que não a têm. Em certas partes do mundo, a falta de água limpa é um problema muito sério, levando a uma tremenda perda de vidas.
Podemos adotar a alimentação que o Senhor designou para nós. Se mais pessoas optassem pela alimentação vegetariana, haveria mais alimentos para todos, porque são necessários muito mais recursos naturais para sustentar uma alimentação cárnea do que para a vegetariana.


Podemos cuidar das plantas e árvores pelas quais temos responsabilidade. Isso ajudará a manter limpo o ar.


Tanto quanto possível, devemos procurar reduzir o nível de emissões de carbono, que está se tornando uma preocupação crescente no mundo inteiro devido ao impacto potencialmente perigoso para o ambiente.


Sendo bons mordomos da Terra, buscando preservar o ambiente, não acumulando recursos naturais para nós mesmos, estando dispostos a compartilhar com outros a partir de nossos próprios recursos (se tivermos isso), podemos melhorar a vida diária dos que precisam de nossa ajuda. Como cristãos, que professam seguir o Senhor Jesus, temos a obrigação de ajudar os necessitados.


7. Como a mordomia da Terra pode cumprir nossa responsabilidade diante do pedido de Jesus? 


Mt 25:34-46 -   então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna. 


Que outros versos você pode mencionar que também se aplicam a esta questão?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic522010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário