quarta-feira, 14 de abril de 2010

Benefícios do exercício físico – I



Até agora, nesta semana, estudamos o que significa exercitar a fé. Vimos algumas imagens bíblicas de atletas e corridas que Paulo usava para falar sobre a caminhada da fé. Ao mesmo tempo, fomos também informados de que nosso corpo é o templo do Espírito Santo


1Co 6:19, 20 - Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. 


5. Como a questão do exercício físico pode ser relacionada com o princípio estabelecido por Paulo em 1 Coríntios 6:19, 20?


(Sendo santuário do Espírito Santo, nosso corpo precisa ser preservado puro e incontaminado, para que nele Deus seja adorado.)


Nosso corpo é dom de Deus. Ele não deve ser abusado. A ciência nos mostrou, repetidas vezes, que quase cada aspecto de nosso ser físico é beneficiado pelo exercício. Evidentemente, nem todos fomos chamados para correr uma milha em quatro minutos. Mas, em quase todos os casos, podemos nos exercitar suficientemente a fim de nos beneficiar muito, não só fisicamente, mas também mental e espiritualmente.
Como cristãos, não cremos na ideia grega de uma alma imortal separada do corpo. Não cremos na ideia pagã de que o corpo é mau de alguma forma. A mente e o corpo são ambos dons de Deus e estão muito relacionados. Como nos sentimos fisicamente afeta nossa condição mental, e isso afeta também nossa condição espiritual. Tudo está relacionado, e não podemos negligenciar qualquer aspecto de nossa condição sem afetar também outros aspectos.


“As exigências de Deus devem impressionar a consciência. Homens e mulheres precisam ser despertados para o dever do império de si mesmos, para a necessidade da pureza, a liberdade de todo aviltante apetite e todo hábito contaminador. Precisam ser impressionados com o fato de que todas as suas faculdades de mente e corpo são dons de Deus, e destinam-se a ser preservadas nas melhores condições possíveis, para Seu serviço” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 130).


Aqueles que se exercitam podem atestar os maravilhosos benefícios que provêm dessa prática. E as boas-novas são que você não precisa de quantidades excessivas de exercício.


Embora muitos de nós sejamos pessoas ocupadas, Deus nos ordena cuidar de nós mesmos, e o exercício é uma forma importante do que podemos fazer. E você? Quanto tempo você passa para se exercitar? Que desculpas você usa para deixar de fazer isso?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic322010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário