sexta-feira, 30 de abril de 2010

O meio ambiente







“Ao Senhor pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmo 24:1).


Leituras da semana: Gn 1–2:7; 2:18-24; 3:7, 17-19; Sl 24:1; Mt 25:34-46; Mc 2:27, 28; 3:4

O Criador passou os primeiros cinco dias da semana da criação preparando o ambiente para os que viriam a seguir. Ele pôs Adão e Eva em um jardim (Gn 2:8, 15) e lhes deu a supervisão sobre todas as criaturas terrestres. Isso lhes ofereceu a oportunidade para estudo, prazer e desenvolvimento como representantes de Deus na Terra. O sábado selaria sua relação com Ele.

E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. (Gên. 2:8)

Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gên. 2:15)

O pecado mudou o plano de preferência de Deus. O ambiente se tornou hostil. A luta difícil substituiu o trabalho aprazível. O egoísmo passou a ditar as regras. A exploração dos recursos da Terra começou e continua até hoje. As florestas foram derrubadas. Os cursos d’água foram mudados, e a poluição se tornou excessiva. A riqueza da terra foi desperdiçada de maneira impensada. A luz solar, embora seja importante para a saúde, pode se tornar inimiga da saúde se a recebermos em demasia. Através de tudo isso, o mundo ainda sustenta nossa existência aqui, apesar de abusarmos infinitamente do Planeta.

Prévia da semana: Nosso ambiente é um dom de Deus, assim como a vida em si; desse modo, temos uma responsabilidade para com ele.

                                       Criando o ambiente

Algumas teorias hoje descrevem a criação da Terra e da vida que aqui existe como nada mais que um acidente, nada mais que a criação casual de forças amorais que, com o passar do tempo e sem qualquer intenção, trouxeram à existência a Terra e toda a vida que nela há. Em contraste, a Bíblia apresenta um quadro radicalmente diferente de nossa origem. O contraste entre o modelo irreligioso e despropositado de nossa origem, como expressa pela teoria da evolução, e o relato da criação pelo livro de Gênesis não pode ser mais distinto. Em seu cerne, essas duas visões são incompatíveis.

1-- Como os atos de Deus na semana da criação prepararam o caminho para o ato de coroamento da criação de homem e mulher? Em que pontos a criação dos seres humanos é diferente do restante da criação? 

Gn 1; 2:1-7  -  No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. 

Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa;..... Houve tarde e manhã, o primeiro dia. 


E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas...... E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia. 


Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. .... E viu Deus que isso era bom. .... E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o terceiro dia. 


Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. ... E assim se fez. ..... E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o quarto dia. 


Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus. .... E viu Deus que isso era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves. Houve tarde e manhã, o quinto dia. 

Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez. ..... E viu Deus que isso era bom. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. .... E assim se fez. Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia


Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o SENHOR Deus os criou. .... Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo. Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente


Vamos pausar por um momento na cena do Deus criador trabalhando na criação do homem e da mulher. Primeiramente, Ele formou Adão no solo; aqui estava Deus, o escultor. Então, quando tudo já estava pronto, Ele Se curvou e soprou Seu próprio fôlego na forma expectante de Adão. Deus, o doador da vida, trouxe Adão à vida. Que quadro maravilhoso de nosso Deus em ação!

Mas isto não é tudo. Ele Se tornou o Deus cirurgião quando tomou uma costela de Adão e formou Eva para ser a companheira de Adão e mãe da humanidade. Ela devia se erguer a seu lado nesse ambiente perfeito

Gn 2:18-24  -   Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne

Então, Ele pôs esses seres, novinhos em folha, no lugar de beleza e maravilha que havia anteriormente tomado tempo para preparar.

Deus forneceu o ambiente mais saudável para Adão e Eva. A tranquilidade da verde folhagem, a cor das flores e frutas – tudo combinava para fazer o lar ideal para eles. O Senhor não havia planejado uma vida de ociosidade para nossos primeiros pais. Eles deviam trabalhar no jardim e cuidar dele. Assim, eles encontrariam satisfação e prazer. Aprenderiam mais de Deus no que viemos a chamar de “segundo livro de Deus, a natureza”.

Leia novamente o relato da criação em Gênesis 1 e 2. O que encontramos ali que nos sugere a ideia de que, como seres humanos, devemos ser bons mordomos da Terra?





Nenhum comentário:

Postar um comentário