quinta-feira, 29 de abril de 2010

O sábado e o meio ambiente



É interessante pensar que mesmo com todo o trabalho da criação, Deus não Se contentou até haver criado o dia de sábado. Que contraste! Todo o trabalho de criar o mundo, os animais, os mares, a grama e, finalmente, humanidade – e então, como ato final, o descanso.

2. Que podemos ler nas entrelinhas pelo fato de o próprio Deus ter descansado no dia de sábado? 


Gn 2:2, 3  -  E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. 


O próprio Deus, no papel de Criador, guardando o sábado? Essas são as profundas raízes do sábado! Quaisquer que sejam as implicações dessa ideia, uma coisa é certa: o sábado veio de Deus muito antes de existirem a nação e o povo judeu.


Enquanto isso, o sábado nos fornece a oportunidade de concentrar a atenção no Criador, Seu amor e cuidado por Suas criaturas de uma forma que de outra maneira não seria facilmente disponível a nós. Ajudou a estabelecer um limite para o trabalho, mesmo em um tempo em que o trabalho era relativamente fácil e produtivo.


Gn 3:17-19  -  E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás. 


Depois que o pecado entrou e o trabalho se tornou muito mais difícil e cansativo, esse limite no trabalho e o chamado para que nos lembremos do Criador se tornou ainda mais importante. Como memorial da criação em si, ele deve nos ajudar também a considerar nossa responsabilidade para com o mundo criado.


Com o passar dos séculos, o verdadeiro significado do descanso sabático se perdeu em um amontoado de regras e regulamentos que afastaram os pensamentos do povo do verdadeiro significado e valor do sábado.


3. Qual era o entendimento de Jesus a respeito do sábado? 


Mc 2:27, 28  -   E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.


Mc 3:4  -  Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio. 


Cristo restaurou o significado do sábado para aquilo que Deus pretendia originalmente. Ele mostrou que Deus considerava o dia como um tempo para fazer o bem, buscar o avanço de Seu reino e servir a todos.


Como a guarda do sábado pode e deve nos ajudar a entender melhor este mundo criado como um dom maravilhoso que nos foi dado, e como pode e deve nos ajudar a entender melhor nossa obrigação de zelar por ele?


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic522010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário