segunda-feira, 26 de abril de 2010

O meio ambiente (resumo)



Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. (Salmo 24:1)


Reconhecer: Que todos os aspectos do ambiente, como saíram da mão de Deus, são destinados a afetar positivamente nossa saúde.
Sentir: A sabedoria e o amor de Deus em atender às nossas necessidades, criando o ambiente e o tempo santo, o sábado.
Fazer: Considerar a responsabilidade de usar e zelar pelos recursos do ambiente de maneira que o Criador aprove.



Esboço


I. Todas as coisas foram criadas boas


A. A luz, o ar, a água, as plantas e a vida animal desempenham um papel importante no sustento de nossa saúde e felicidade.
B. Como você e sua família podem se tornar mais informados sobre as condições de seu ambiente local e como sua saúde e a de sua comunidade é afetada por ele?



II. Apreciando Seus dons


A. O que você mais aprecia nos dons de Deus no ambiente? Seu estilo de vida inclui esses promotores de saúde?
B. Que elementos do ambiente natural você mais precisa ter em sua vida?



III. Usando e cuidando de seus dons


A. Precisamos utilizar sabiamente os promotores naturais da saúde em nosso ambiente, mas por que precisamos também ser mordomos do mundo natural?
B. Você está sendo mordomo responsável do mundo de Deus e de Seus promotores naturais de saúde?
C. Que passos você pode dar para ser mais responsável?



Resumo: O ambiente, como Deus o fez, tem promotores naturais de saúde e felicidade que precisamos usar, promover e proteger.


O cuidado da Terra não é uma obrigação apenas política ou social, mas parte da responsabilidade do cristão de usar apropriadamente os recursos que Deus nos confiou na criação.

Não seja “tão celestial que seja inútil para a Terra”, cantava o cantor e compositor americano Johnny Cash em “Inútil Para a Terra” (No Earthly Good). Embora o foco da canção seja espalhar o evangelho por meio de ações, a linha acima também pode se aplicar aos cristãos e ao ambiente.


Nesta semana, vamos descobrir a base bíblica para a proteção dos recursos da Terra. Em alguns círculos, o cuidado do ambiente parece impulsionado principalmente por uma moda passageira, com as pessoas se debatendo para dirigir o mais novo carro híbrido ou reciclar a maior quantidade de jornais. Em outros círculos, “o ambiente” parece tristemente pouco mais que um discurso vazio que os políticos utilizam com falsas promessas de redução das emissões de carbono, proteção dos ursos polares e aumento da eficiência dos combustíveis. Mas a Bíblia parece sugerir que a conservação dos recursos da Terra deve partir de algo mais que a popularidade ou conveniência política.


Pense nisto: Ao longo da história da criação, em Gênesis 1, a frase “viu Deus que era bom” é usada repetidamente. Comente o propósito dessa repetição. 


Geralmente, repetimos as coisas que queremos que os outros percebam que são importantes ou não queremos que esqueçam. Será que Deus usou a repetição para nos fazer perceber o valor intrínseco que dá à Sua criação? Esse é um lembrete de que precisamos sempre, particularmente devido à nossa cultura do descartável, em que é fácil tratar os recursos da Terra como papel e plástico disponíveis ou só protegê-los quando é social ou politicamente vantajoso? Onde os cristãos deveriam encontrar motivação para proteger a criação de Deus?


“Ao Senhor pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmo 24:1).


O tema de que Deus é o proprietário da criação pode parecer amplo e básico. Declara uma verdade fundamental em que podemos construir e expandir os princípios que guiam nossas ações. Nesta seção, vamos estudar outras partes das Escrituras que iluminam nossas tarefas como vigias da criação de Deus.


Comentário bíblico
I. A assinatura de Deus


Sl 19:1-4  - Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, 


Rm 1:20-23Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. 


A Terra não só pertence a Deus como serve de Sua assinatura através das galáxias. O salmista escreve: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos” (v. 1). Ele continua escrevendo que a criação de Deus “discursa” e “revela conhecimento” (veja v. 2). O salmista deixa claro que a criação existe para refletir fundamentalmente o Criador. No Novo Testamento, Paulo continua o tema: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, Seu eterno poder e Sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis” (Rm 1:20. NVI). Somos informados que depois de Adão e Eva terem sido expulsos do Jardim do Éden, Deus lhes disse: “Maldita é a Terra por sua causa” (Gn 3:17, NVI).Assim como o pecado desfigurou a imagem de Deus na humanidade, desfigurou também Seu reflexo na criação. No entanto, assim como as características de Deus –amor, compaixão e perdão – ainda são evidentes na vida de Seu povo, a Terra ainda continua sendo uma lembrança forte e visível do poder e glória de Deus. Que responsabilidade temos, a de manter a “assinatura” de Deus no planeta Terra!


Discuta: Por que é justo dizer que nossos esforços para proteger o ambiente servem em última instância para preservar as oportunidades para que nossos semelhantes vejam as evidências da existência de Deus e Seu poder criador? Por que a afirmação de que a Terra reflete suas origens divinas tão próximo quanto possível em um ambiente pecaminoso deve ser um dos maiores componentes de nosso testemunho cristão?
Dê exemplos de coisas que mais provam a sua paciência nas seguintes áreas: com vocês mesmos, com sua família (irmãos, pais, filhos) no emprego, na igreja e na comunidade. Discuta como se relacionar com essas situações com piedosa paciência, usando exemplos das histórias bíblicas para orientar a discussão. 


Perguntas para consideração


1.. A Bíblia deixa claro que nossos fracos esforços nunca poderão nos salvar. É unicamente a fé na justiça de Cristo que nos redime
Ef 2:8, 9 -   Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. 


Assim como, sem Cristo, os esforços para melhorar nosso caráter são inúteis, os esforços para proteger a Terra que Deus nos deu são de pequeno valor a menos que partam do reconhecimento e adoração do Deus Criador. Comente a influência das crenças da Nova Era sobre o ambientalismo. Como podemos nos assegurar de que o cuidado da criação não substitui a adoração ao Criador?     


2. Entre os psicólogos, existe muito debate sobre ser a genética ou o ambiente que têm mais influência em moldar o crescimento e desenvolvimento de uma pessoa. Comente como um ambiente prejudicial pode afetar negativamente mais que a saúde física. Como um céu enfumaçado pode obscurecer mais do que a visão das estrelas? Como pode também obscurecer o reconhecimento do poder criador de Deus?


Perguntas de aplicação


1. Como você trata um objeto emprestado? Quando um amigo lhe empresta um livro ou uma peça de roupa, provavelmente você vai cuidar disso tão bem ou ainda melhor do que cuidaria de suas coisas. Você sabe que, se abusar do que seu amigo lhe emprestou, é provável que ele não o empreste novamente. Se considerarmos que a Terra é uma propriedade “emprestada”, como essa ideia influenciará nossa maneira de cuidar dela? Como você acha que Deus deseja que “devolvamos” essa propriedade?


2. Um amigo costumava dirigir um carro velho mas imaculado. Ele passava o aspirador, lavava-o e polia-o habitualmente. Tirava as manchas de ferrugem e aplicava tinta cuidadosamente para impedi-las de se espalhar. Sempre que alguém perguntava por que ele cuidava tanto de seu “velhinho”, ele dizia: “É que um dia eu ainda vou ter uma BMW nova em folha.” A mensagem era clara: ele cuidava do carro velho assim como planejava cuidar de um carro novo e caro no futuro. Ele não queria adquirir o hábito de desrespeito e descuido. Embora Deus haja prometido que um dia teremos um “modelo mais novo” de planeta – a nova Terra –  devemos praticar agora a maneira de cuidar dele. De que maneiras específicas podemos tratar tão bem de nosso planeta como iremos tratar um dia de nosso lar celestial?


Nesta semana, aprendemos que a preocupação do cristão com o ambiente é parte da noção da propriedade de Deus sobre a criação e o valor que Ele atribui à obra de Suas mãos. Aplique esse princípio fundamental. As sugestões abaixo podem nos tornar melhores guardiães das posses de Deus. Acrescente suas próprias ideias à lista.


1. Deus passou o primeiro sábado no Éden meditando na beleza, perfeição e ordem de Sua criação. Faça uma lista de atividades com as quais você pode passar uma tarde de sábado refletindo na obra de Suas mãos.
2. Pergunte ao seu pastor ou líder da igreja como vocês podem tornar sua igreja mais “verde”. Ofereça tempo para limpar o pátio e a calçada da igreja ou instale secadores de mão para substituir as toalhas de papel nos banheiros. Procure outras ideias com os membros da igreja.
3. Quando apreciamos alguém ou alguma coisa, normalmente nos esforçamos para mostrar nossa gratidão. Se considerarmos a criação um dos dons de Deus para nós, como podemos mostrar gratidão? Escreva uma nota de gratidão a Deus. Contribuia com pelo menos uma ação que ilustre a gratidão de modo prático. Deus aprecia nossas palavras, mas também quer ver atos.


Extraído dehttp://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic522010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário