quinta-feira, 22 de abril de 2010

Usos da água



3. Gênesis 2:10  -  E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços). revela que na Terra do Éden, mesmo antes do pecado, havia água para as criaturas de Deus. O que está implícito nesse fato?
Como criaturas, todos nós precisamos de ar, água e alimento para preservar a existência


(Gn 1:29 - E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento). Na descrição do Éden, além da presença de um belo jardim, também havia um rio que se dividia em quatro braços: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. Deus proveu água para preservar a vida de Suas criaturas.
Todos nós precisamos de água a fim de sobreviver. De fato, cada célula, tecido e órgão do corpo precisa de água para funcionar. A água ajuda a regular a temperatura do corpo, transporta nutrientes e oxigênio para as células, remove os dejetos, evita a constipação, umedece os tecidos, protege de choques as articulações e mantém o sangue fluindo ao longo do corpo. Precisamos beber mais água do que a sede requer. Muitos líquidos, como água, leite e sucos de frutas e de vegetais, contribuem para hidratar; porém, paradoxalmente, as bebidas alcoólicas e cafeinadas podem aumentar a perda de fluidos, o que pode ser prejudicial.


Água pura é melhor que muitas outras bebidas. Comece o dia com um ou dois copos de água e continue bebendo água entre as refeições para manter-se bem hidratado.


A água tem também outras funções para a saúde. Lavar as mãos pode reduzir a transmissão de muitos agentes infecciosos de pessoa para pessoa. Uma grande porcentagem de doenças infecciosas seria eliminada mediante a lavagem das mãos, especialmente antes de comer. O banho diário remove a sujeira acumulada, o que também pode evitar doenças.


4. Como a água estava relacionada com as cerimônias de purificação do Antigo Testamento? 


Lv 11:40  -  quem do seu cadáver comer lavará as suas vestes e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes e será imundo até à tarde. 


Lv. 13:6, 34, 53, 54 -  O sacerdote, ao sétimo dia, o examinará outra vez; se a lepra se tornou baça e na pele se não estendeu, então, o sacerdote o declarará limpo; é pústula; o homem lavará as suas vestes e será limpo.     -         Ao sétimo dia, o sacerdote examinará a tinha; se ela não se houver estendido na pele e não parecer mais funda do que a pele, o sacerdote declarará limpo o homem; este lavará as suas vestes e será limpo.    -        Mas, examinando o sacerdote, se a praga não se tiver espalhado na veste, nem na urdidura, nem na trama, nem em qualquer coisa feita de pele, então, o sacerdote ordenará que se lave aquilo em que havia a praga e o encerrará por mais sete dias;


Lv. 15:3-13  -   Esta, pois, será a sua imundícia por causa do seu fluxo: se o seu corpo vaza o fluxo ou se o seu corpo o estanca, esta é a sua imundícia. ...... Quem tocar o corpo do que tem o fluxo lavará as sua vestes, banhar-se-á em água e será imundo até à tarde. Se o homem que tem o fluxo cuspir sobre uma pessoa limpa, então, esta lavará as suas vestes, banhar-se-á em água e será imunda até à tarde. Também toda sela em que cavalgar o que tem o fluxo será imunda. Qualquer que tocar alguma coisa que esteve debaixo dele será imundo até à tarde; e aquele que a levar lavará as suas vestes, banhar-se-á em água e será imundo até à tarde. Também todo aquele em quem tocar o que tiver o fluxo, sem haver lavado as suas mãos com água, lavará as suas vestes, banhar-se-á em água e será imundo até à tarde. O vaso de barro em que tocar o que tem o fluxo será quebrado; porém todo vaso de madeira será lavado em água. Quando, pois, o que tem o fluxo dele estiver limpo, contar-se-ão sete dias para a sua purificação; lavará as suas vestes, banhará o corpo em águas correntes e será limpo. 


Que lição existe nesse fato?


Tem havido muito debate entre os eruditos quanto ao propósito por trás dessas cerimônias de purificação no Antigo Testamento. Muitos acham que eram puramente ritualísticas, sem qualquer aspecto de saúde envolvido. E embora, em alguns casos, esse ponto pareça mais óbvio que em outros (como quando os sacerdotes tinham que lavar as mãos e os pés antes de entrar no tabernáculo [veja Êx 30:20, 21]), pelo que sabemos hoje sobre os germes e a limpeza, o Senhor pode ter instituído essas coisas também por motivos de saúde, ainda que os israelitas não tivessem nenhuma ideia da teoria dos germes e semelhantes.


Sejam quais forem os fatos, hoje sabemos que o uso da água para nos manter limpos nos dá maravilhosos benefícios de saúde.




Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic422010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário