sábado, 10 de abril de 2010

Aptidão física e espiritual (comentário)

  


Sabemos que o que nos faz pensar, sentir e tomar decisões é, no adulto, mais ou menos um quilo e meio de massa cinzenta gelatinosa chamada encéfalo ou cérebro. O magnífico cérebro humano, criado por Deus, funciona com química e eletricidade. Isso depende do sangue. E a qualidade do sangue e da circulação, por sua vez, depende de nossos hábitos alimentares e práticas físicas, como repouso com sono adequado, exercícios físicos, e até de nossas emoções.


“Se você tem a mente impressionada e fixa na ideia de que o banho lhe fará mal, a impressão mental se comunica a todos os nervos do corpo. Os nervos controlam a circulação do sangue; portanto, o sangue, por causa da impressão mental, é confinado aos vasos sanguíneos, e se perdem os bons efeitos do banho. Tudo isso se dá porque o sangue é impedido pela mente e pela vontade de fluir prontamente e vir à superfície para estimular, despertar e promover a circulação.


Suponhamos, por exemplo, que você tenha a impressão de que, se tomar banho, sentirá frio. O cérebro manda essa informação aos nervos do corpo, e os vasos sanguíneos, em obediência à sua vontade, não podem realizar seu trabalho e promover uma reação após o banho”2


A prática de hábitos físicos saudáveis não só aumenta a chance de viver maior quantidade de anos, como melhora nossa qualidade de vida. Entendo que o desejo de Deus para que desenvolvamos hábitos físicos saudáveis tem que ver, no fundo, com aumentar a possibilidade de termos melhor percepção das coisas espirituais. Por isso, Paulo fala da necessidade de nos desembaraçarmos de tudo aquilo que nos impede de correr a carreira espiritual proposta a nós pela Palavra de Deus.


I. O atleta espiritual


Paulo fala de combater o bom combate. Penso que isso envolve um conjunto de coisas na vida dele, incluindo autocontrole emocional e disciplina para o cuidado do corpo. Desenvolver bons hábitos físicos é um combate diário. Depois de algum tempo, esse combate pode ser diminuído e a tarefa passar a ser agradável e mesmo automática.
Mas, a princípio, pode ser e é realmente difícil para muitos de nós. Cada qual tem algumas áreas do cuidado para com a saúde que exigem lutas ferrenhas, diferentes de outros.


O que quero dizer é que há um mecanismo em nosso corpo chamado de homeostasia. O mecanismo homeostático é um processo ou programa automático de busca de equilíbrio e ajustes que Deus instalou em nosso corpo-mente, o qual funciona assim: quando ocorre alguma alteração no bom funcionamento de qualquer sistema orgânico, seja o digestório, circulatório, respiratório, imunológico, etc., o corpo “percebe” isso e procura imediatamente corrigir o problema. Exemplo: se você acidentalmente corta a mão com uma faca, imediatamente o corpo ativa este mecanismo homeostático e tem início o processo de estancar a hemorragia, ataque à bactérias invasoras através do corte, e tudo isso não depende de você dar ordens ao corpo para que ele faça esse trabalho fantástico. Ele faz “sozinho”. E só não fará de maneira eficaz se sua saúde estiver comprometida.


“O poder restaurador de Deus se espalha por toda a natureza. Se o ser humano se corta ou fratura um osso, imediatamente a natureza começa a reparar o dano, e preserva dessa forma a vida. O homem, porém, pode colocar-se em posição na qual a natureza é estorvada, de maneira que não possa realizar sua obra. ... Se é usado fumo, ... o poder restaurador da natureza é enfraquecido em maior ou menor extensão. ... Quando se consome bebida intoxicante, o organismo se torna incapaz de resistir à doença em seu poder original dado por Deus como restaurador. Foi Deus quem fez a provisão para que a natureza opere para restaurar as forças perdidas. O poder é de Deus. Ele é o grande Restaurador.”3


Saúde é resultado da cooperação com esse poder restaurador de Deus no corpo, na mente e no espírito.


É fundamental o papel do esforço que devemos exercer para cuidar da saúde, pois nossa “carne” pode puxar para trás, para o velho hábito insalubre. Então, pelo esforço pessoal e com a ajuda de Deus, será possível a adoção da prática saudável.
Muitas vezes, não sinto vontade de praticar exercícios físicos, e no meu caso, prefiro caminhadas o mais perto da Natureza possível, pelo menos três vezes por semana, em torno de uma hora cada vez.


Geralmente, prefiro caminhar pela manhã. Em muitas ocasiões, ao me levantar e pensar na caminhada necessária, sinto falta de vontade, de desejo para realizá-la. Mas tenho aprendido que o que precisa predominar em minha vida é o que me tornará mais saudável, então, nessas manhãs “combato o combate”. Peço forças a Deus, visto a roupa de caminhar e (aqui vai uma dica que pode ajudar você) levo algo para ler enquanto caminho, geralmente um texto de Ellen G. White, ou um capítulo da Bíblia. Enquanto caminho, leio, medito, oro, e isso me dá bênçãos espirituais, bem como ajuda a praticar o exercício físico nos dias em que não estou animado a praticá-lo. Quando percebo, ao caminhar lendo algo útil, vejo que o tempo passou sem que eu vivesse aquele momento de exercício como algo enfadonho. Levo em meu bolso um pequeno lápis com borracha na ponta para sublinhar ou anotar algo que surge da leitura que faço durante a caminhada. Claro, se vou caminhar com alguém, então não levo nada para ler.


II. Quando os músculos se atrofiam


Tanto os músculos físicos quanto os espirituais podem ser atrofiados pela falta de ação. Exercer fé é algo bem ativo e depende de escolhas que fazemos para tomar atitudes crendo que Deus está no controle e que Ele fará o que prometeu.
Como é o exercício da fé? Como praticar a fé em Deus? Costumo dizer a mim mesmo, nas minhas lutas de fé, que preciso me concentrar no que Deus diz em Sua Palavra e não no que eu sinto quanto ao assunto com o qual estou lidando no momento. Repito a mim mesmo alguns textos bíblicos nos quais Deus promete ajudar, e forço a mente a pensar nEle, na Sua grandiosidade, em Sua onipotência, conhecimento do futuro e sabedoria, em contraste com minha super pequenez, fragilidade física e dependência dEle para ter sabedoria. Vez ou outra me lembro e pratico a


Oração da Serenidade que diz:

“Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; coragem para modificar as que posso, e sabedoria para perceber a diferença entre uma e outra coisa.”


Chega um momento em minha luta de fé em que preciso dar um passo concreto, colocando o pé na água, como Moisés fez, e avançar esperando em Deus, olhando para Ele, crendo em Sua Palavra e em Suas promessas, e evitando me concentrar no que sinto, especialmente se for algo negativo, pessimista, derrotista. E procuro lembrar que fé não é sentimento, mas é avançar crendo que Deus está no controle e que Ele fará o que prometeu, e fará segundo a vontade e sabedoria dEle.


Para progredir na fé, creio ser preciso estar sob os princípios bíblicos de conduta e hábitos de saúde. Deus não é incoerente a ponto de dar saúde quando oramos por alguém doente que não pratica hábitos saudáveis de vida. Nossas orações, nesses casos, precisam ser feitas no sentido de pedir a Deus que dê à pessoa alvo de nossas orações a capacidade de compreender o que ela precisa fazer para desenvolver um estilo de vida saudável. Quando cooperamos com Deus, praticando os oito princípios de saúde, o grande Médico produz resultados sobrenaturais para nos ajudar. Veja:


“Os meios naturais, usados em harmonia com a vontade de Deus, produzem resultados sobrenaturais. Pedimos um milagre, e o Senhor dirige a mente a algum remédio simples. Pedimos que Ele nos guarde da peste que anda na escuridão, que espreita com grande poder pelo mundo; cumpre-nos, então, cooperar com Deus, observando as leis da saúde e da vida. Havendo feito tudo quanto nos é possível, devemos continuar pedindo com fé saúde e força. Devemos comer o alimento que nos conserva a saúde física. Deus não nos dá nenhuma animação quanto a fazer por nós aquilo que podemos fazer por nós mesmos. As leis naturais têm de ser obedecidas. Não devemos deixar de fazer nossa parte. Deus nos diz: "Operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Fp 2:12, 13). Não podemos passar por alto as leis da natureza sem desprezar as leis de Deus. Não podemos esperar que o Senhor opere um milagre por nós enquanto negligenciamos os remédios simples que Ele providenciou para nosso uso, os quais, apta e oportunamente aplicados, produzirão miraculoso resultado. Portanto, orem, creiam e trabalhem.” 4


E esses princípios são os que estamos estudando nesse trimestre. “Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime alimentar conveniente, uso de água e confiança no poder divino – eis os verdadeiros remédios.”5


III. Crendo no invisível


Você conversa com seu anjo da guarda? Às vezes, levanto esta pergunta quando falo na igreja ou em uma conversa pessoal com alguém cristão. Algumas pessoas se espantam diante dessa pergunta, enquanto que outras confirmam o que eu mesmo pratico. Quando faço caminhadas (ou em outras circunstâncias) e me lembro do meu anjo da guarda, olho ao redor para ver se há alguém por perto, e não havendo – claro! – começo a dialogar com ele como faria com um amigo muito especial. Agradeço pelas tantas vezes em que ele tem me protegido de ataques do inimigo que nem tenho percebido, ou de situações perigosas que tenho vivido. Peço a ele que, quando eu puder e estiver em condições emocionais e espirituais, que ele me deixe vê-lo. Peço que ele me faça fiel a Jesus assim como ele e seus amigos anjos não-caídos são fiéis a Deus, que me ensine a obedecer a Jesus com a prontidão com que ele obedece ao seu General divino. Falo em voz alta porque me parece que um anjo não pode saber o que penso, só Deus.


Esse tipo de diálogo com um ser espiritual depende de haver fé que ele existe e é uma forma de praticar a fé no que a Palavra de Deus diz. E ela diz que existem os anjos bons e maus, e que cada pessoa tem um anjo que a protege individualmente, na medida em que não entramos em terreno proibido por Deus.


Costumo manter-me, cada dia, atento, com a mente aberta, para perceber as manifestações de Deus da maneira mais prática possível em minha vida. Muitas vezes, consigo perceber isso, assim como perceber que o inimigo está atacando. As coisas e seres espirituais são parte da realidade. Muitas vezes são quase palpáveis.


A prática do exercício da fé fortalece a mente espiritual, assim como a prática de exercícios físicos fortalece o sistema muscular e ósseo, melhorando a circulação e tantas outras coisas como veremos adiante.


Você já conversou com seu anjo da guarda nesta semana?


IV. Benefícios do exercício físico – I


Em 15 de outubro de 2009 nasceu minha primeira netinha, filha de meu filho. Fui visitá-los para conhecer o bebê e rever toda a família. Fiquei observando várias vezes como o bebê, no berço, sempre estava mexendo as mãozinhas, os bracinhos, as perninhas. O bebê faz isso não porque aprendeu que exercício físico é importante para a saúde e é vida, mas porque responde espontaneamente com movimentos físicos à vida criada por Deus. Uma criança que quase não se movimenta pode estar doente, emocional ou fisicamente. O normal é bebês e crianças estarem em movimento físico. Claro, algumas são exageradas e impulsivas, mas o normal é o movimento do corpo. Toda a fisiologia humana é composta de movimentos nas células, genes, circulação, etc. Movimento é vida, sem dúvida!


Não é possível falar de saúde sem exercícios físicos sistemáticos, não somente em fins de semana, ainda mais com esportes competitivos que geram adrenalina e cortisol!
A primeira e principal razão pela qual eu pratico caminhadas sistematicamente não é por causa da saúde física, mas mental e espiritual! Sei que, praticando exercícios físicos, meu cérebro funcionará melhor, e é isso o que desejo para discernir as coisas de Deus mais nitidamente e mais frequentemente!


Hábitos físicos corretos promovem superioridade mental.”6
“Há uma íntima relação entre a mente e o corpo, e, a fim de se atingir uma elevada norma de alcance moral e intelectual, devem ser atendidas as leis que governam nosso ser físico. Para se conseguir um caráter forte e bem equilibrado, tanto as faculdades mentais como as físicas devem ser exercitadas e desenvolvidas.”7
“A afinidade existente entre a mente e o corpo é muito grande. Quando um é afetado, o outro sente.”8


V. Benefícios do exercício físico – II


Normalmente, as pessoas comentam que, se você tem a intenção de começar um programa de exercícios físicos, deve primeiro procurar um médico, geralmente um cardiologista, para ver se está liberado para estas atividades. Isso é prudente. Entretanto, um colega médico comentou certa vez sobre o que ele havia lido numa revista científica: se a pessoa decide não fazer exercícios físicos, então é que vai ter que procurar um médico!


As pessoas perguntam se devem praticar exercícios em academias. Creio que a melhor forma é ao ar livre e cada um na intensidade e duração possíveis para aquele momento da vida. Alguns estudos científicos dizem que a frequência mínima deveria ser uma hora de exercícios pelo menos 3 vezes por semana ou 30 minutos 6 vezes por semana. 


Exercícios em grupo numa academia têm a desvantagem de que todos necessitam entrar num mesmo ritmo, num ambiente fechado, e geralmente com música estridente. Exercícios com aparelhos devem ser feitos em situações especiais, mas não como rotina, pois uma das melhores formas de praticar exercícios físicos é a caminhada, sendo a natação também excelente.


No Journal of Applied Physiology (Revista de Fisiologia Aplicada), 18 de novembro de 2008, num artigo intitulado Exercise: The Brain's Fountain of Youth (Exercício: A Fonte da Juventude do Cérebro), sugere que exercícios físicos diários mantêm o cérebro jovem. E a recomendação é não demorar a começar a praticá-los. Quanto mais cedo começar em sua vida, melhor. Pesquisadores verificaram que, se a pessoa demora a começar um programa de exercícios físicos, corre o risco de não ter tantos benefícios porque na medida em que se envelhece, o processo do cérebro criar novas células (neurônios) fica mais lento e, como consequência ocorre mais cedo prejuízo na memória e no aprendizado. Mas será que o declínio mental ligado à idade pode ser revertido com exercícios? Cientistas treinaram ratos para correr em rodas de exercícios em 70% da sua capacidade aeróbica, todos os dias por cinco semanas. Os ratinhos começaram a correr na idade de 8 meses (início da idade madura para um rato) ou na idade de 12 meses (meio da idade idosa dos ratos). Os que se exercitaram todos os dias aumentaram duas vezes e meia mais a produção de novas células cerebrais do que os que não se exercitaram. E esses novos neurônios se integraram com a rede cerebral já existente. Os pesquisadores concluíram também que os exercícios (em esteira) não somente aumentam a quantidade mas fortalecem a qualidade dos novos neurônios. Os ratos que começaram os exercícios no início da idade madura obtiveram melhores resultados comparados com os que iniciaram no fim dela.


Em outro estudo conduzido por Feraz Rahman e colaboradores, Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, feito com 12 pessoas saudáveis com idades entre 60 e 80 anos, observaram que a prática regular de exercícios está associada ao aumento no número total de vasos no cérebro e com um aumento do fluxo sanguíneo nas três principais artérias cerebrais. E isso traria benefícios para as áreas que controlam funções como consciência, memória, resposta emocional e linguagem. Avaliando imagens de ressonância magnética, os especialistas descobriram que aqueles que, por dez anos ou mais, se haviam exercitado cerca de três horas por semana em atividades aeróbicas tinham maior número de pequenos vasos (150, contra 100 dos sedentários) e maior fluxo sanguíneo no cérebro.


Estudo apresentado no 10ª Conferência Nacional sobre Saúde Psicológica da Criança, em Gainesville, Flórida, abril de 2006 e publicado no Pediatric Exercise Science, avaliou 208 crianças com idades entre sete e 11 anos que estavam acima do peso e eram sedentárias, encontrando-se que aquelas que passaram a praticar exercícios físicos após a aula tiveram menor pontuação na escala de raiva, além de melhora no condicionamento físico. Os autores destacam que exercícios físicos podem melhorar o humor e a função cognitiva, fazendo as crianças ter mais autocontrole.


Também é sabido que pessoas com depressão que praticam exercícios físicos diários melhoram mais rapidamente, comparadas com as que não os praticam, mesmo que usem antidepressivos sintéticos. O desafio, porém, é a pessoa deprimida decidir caminhar. Ela precisa entender que o que tem que ser feito não é melhorar para caminhar, mas caminhar para melhorar. Os exercícios físicos promovem a liberação de serotonina e endorfinas, substâncias cerebrais que melhoram o humor triste e aliviam a dor.


VI. Estudo adicional


Você pode colaborar em sua comunidade religiosa e mesmo na vizinhança promovendo caminhadas em grupo. Muitas vezes, um anima o desanimado, e assim todos são beneficiados. Tem gente que gostará da ideia de caminhar em grupo e poderá, com isso, começar um programa de exercícios. Para não forçar o ritmo das pessoas, você pode promover caminhadas, quem sabe segunda, quarta e sexta-feira pela manhã, antes do trabalho.


É melhor prevenir uma doença grave pela prática de exercícios físicos, mesmo que isto exija ter que levantar mais cedo, ou deixar de assistir algum programa na TV à noitinha, no caso de praticá-los ao voltar do trabalho, do que ter que parar sua vida para ser hospitalizado, ter menos discernimento mental ou morrer precocemente.



César Vasconcellos de Souza é Médico Psiquiatra Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Membro da American Psychosomatic Society.
Diretor Médico dos Ministérios Portal Natural www.portalnatural.com.br
Professor visitante de saúde mental do College of Health Evangelism e do Institute of Medical Ministry, Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Georgia, Estados Unidos.

Referências Bibliográficas
2. White, E.G. – Mente, Caráter e Personalidade CPB, Tatuí, SP] v. 2, p. 398.
3. Idem – Medicina e Salvação Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP] p. 11, 12.
4. Idem – Mensagens Escolhidas [CPB, Tatuí, SP] v. 2, p. 346, 347.
5. Idem – A Ciência do Bom Viver Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP] p. 127.
6. Idem – Mente, Caráter e Personalidade CPB, Tatuí, SP] v. 2, p. 443.
7. Idem – O Cuidado de Deus, [Meditação Matinal, 1995], CPB, Tatuí, SP] p. 328.
8. Ibid.




Nenhum comentário:

Postar um comentário