sexta-feira, 2 de abril de 2010

Graças a Deus, de quem provêm todas as bênçãos!





“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu santo nome!” (Salmo 103:1).


Leituras da semana: Mt 22:37, 38; Rm 12:1; Ef 2:8, 9; 5:2; Cl 3:13; 2Tm 1:9; 1Jo 4:10


Com o avanço das pesquisas do telescópio Hubble cada vez mais longe no Universo, os mistérios da criação têm se tornado cada vez mais formidáveis. Se essa inexistência de limites é incompreensível para nossa mente finita, quanto mais incompreensível deve ser seu Criador, que – necessariamente – deve ser mais complexo que aquilo que Ele criou. Se não podemos entender o Universo em si, como podemos compreender completamente quem o criou?


Zofar, de Naamate, perguntou a Jó: “Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-poderoso?” (Jó 11:7, NVI).


Evidentemente, a resposta é não.


Como se tudo isso não fosse suficiente, esse mesmo Deus que criou o Universo foi quem, na pessoa de Jesus, tomou sobre Si não só nossa humanidade como também nossos pecados. O Deus que criou o Universo enfrentou sobre Si mesmo o castigo de nossas iniquidades, para que tivéssemos a vida eterna.


Com tal verdade sempre diante de nós, como não haveríamos de amar esse Deus e Lhe oferecer nosso melhor louvor e adoração?


Prévia da semana: Uma apreciação do amor, do poder e da majestade de nosso Deus deve nos levar a uma atitude de louvor, mesmo nas piores situações.




        


                                   Nosso Deus de amor


Ao criar a humanidade com vontade moral livre, isto é, dando aos seres humanos a capacidade de escolher obedecer ou desobedecer, Deus também fez uma provisão para o caso de a humanidade fazer a escolha errada com a liberdade que lhe foi dada. Essa provisão é o que é conhecido como o “evangelho”, as boas-novas do que Jesus fez por nós a fim de nos restaurar à vida eterna que originalmente deveríamos ter.


1. Deus preparou o plano de salvação mesmo antes da fundação do mundo. 2Tm 1:9. -  que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,


O que isso nos diz sobre o amor incondicional de Deus por nós, visto que Ele fez isso mesmo antes de existirmos? Como esse texto nos ajuda a entender o que é graça?


O grande amor e graça de Deus estavam em ação por nós ainda antes de existirmos. De certo modo, o evangelho era uma garantia sobre nós. Deus sabia o que iria acontecer e, em Seu amor e sabedoria, tinha pronto o plano de salvação para enfrentar a crise quando chegasse. Obviamente, no centro desse plano estava a morte sacrifical de Jesus em nosso lugar. O único meio de sermos redimidos de nossa condição caída era a cruz, onde o próprio Deus, assumindo nossa humanidade, tomou o castigo dos nossos pecados. Nada mais seria suficiente. Não importa quão elevado fosse o preço, Jesus Se dispôs a pagá-lo por nós.


2. Como devemos responder diante de tal amor por nós? Ef 4:32; - Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.


Ef 5:2;  - e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. 


Fp 2:5-8;  - Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.


Cl 3:13. - Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; 


Que mensagem básica todos esses textos têm em comum?


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic122010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário