sexta-feira, 26 de março de 2010

A essência do caráter cristão






“A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória” (Colossenses 1:27, NVI).


Leituras para esta semana: Mt 6:33Jo 15:8Rm 3:20-2614:171Tm 6:111Jo 2:15


Quando Moisés pediu que Deus lhe mostrasse Sua glória, o Senhor lhe revelou que Seu caráter é compassivo, misericordioso, paciente e cheio de amor e de fidelidade (Êx 34:6, NVI). O mesmo se dá quando “todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a Sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito” (2Co 3:18, NVI).


“Pela crença em Cristo, a humanidade caída que Ele redimiu pode alcançar aquela fé que atua por amor e purifica de toda contaminação. Aparecem os atributos semelhantes aos de Cristo: porque pela contemplação de Cristo os homens se transformam na própria imagem de glória em glória, de grau em grau. O bom fruto é produzido. O caráter é moldado à semelhança divina, e a integridade, justiça e verdadeira benevolência são manifestadas. ...” (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje[MM 1989], p. 54).



Buscar primeiro o reino e a justiça de Deus

Mui frequentemente, nossas orações tratam mais do que podemos obter, e não do que nos devemos tornar. Pense em suas próprias orações, ou nas orações que você ouve dos outros. Não importa quão legítimas sejam as preocupações, sob que categoria cai a maioria delas: em que posso me tornar ou o que posso conseguir? Como entender essa tendência, levando em conta o que Jesus nos disse: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33)?




1. O que Jesus queria dizer quando nos orientou a buscar “primeiro” o reino de Deus? Por que buscá-Lo primeiramente? 


Mt 16:26 - Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? 


2. De acordo com Paulo, que é o reino de Deus? 


Rm 14:17 - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.


Note que justiça, paz e alegria são o fruto do Espírito. Então, devemos buscar primeiramente o fruto do Espírito, antes de outra coisa qualquer. No fim, podemos ter tudo o que o mundo oferece, mas que significa isso se não tivermos justiça, paz e alegria?


Se alguém perguntasse: “Mas isso significa que Jesus não está interessado em meu bem-estar físico ou financeiro?”, como você responderia, à luz da ordem de Cristo de pôr o fruto do Espírito antes das necessidades físicas ou materiais?


Certa mãe, preocupada, disse: “Pastor, por favor, ore pelo meu filho; ele está fora da igreja e perdeu o emprego. Ore para que ele logo encontre trabalho.” Essa mãe estava preocupada em buscar primeiro o reino de Deus e Sua justiça para seu filho? Tendo em mente que a prioridade da vida cristã não é obter, mas tornar-se, qual deveria ter sido seu pedido para o filho?


Quais são suas principais preocupações, reveladas não só por suas orações, mas por sua vida em geral? Obter o que você quer para si mesmo ou tornar-se o que Deus deseja que você se torne? O que sua resposta lhe diz sobre suas prioridades?



Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1312010.html

Um comentário:

  1. Olá, amei este blog!
    Gostaria de te convidar para seguires o meu, sou cristã evangélica apaixonada por Jesus.
    O blog está no inicio ainda, só tem a apresentação. Mas é mesmo da parte de Deus!
    Deixo ao teu critério a tua decisão, espero que seja positiva! 
    Este é o link: http://convivio-vida-nova.blogspot.com/

    ResponderExcluir