quinta-feira, 1 de julho de 2010

Chamados para ser “santos”




6. Aqui está a saudação de Paulo à igreja de Roma: “A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo (Rm 1:7). Que princípios de verdade, de teologia e fé podemos tirar de suas palavras neste texto?

Amados de Deus. Embora seja verdade que Deus ama o mundo, em sentido especial, Deus ama aqueles que O escolhem, aqueles que respondem ao Seu amor.

Vemos isso na esfera humana. Amamos especialmente aqueles que nos amam; com eles existe uma troca de mútua afeição. O amor exige resposta. Quando a resposta não chega, o amor é limitado em sua expressão mais plena.

Chamados para serdes santos. Em algumas traduções a expressão “para serdes” está em itálicos, o que significa que os tradutores inseriram as palavras. Mas elas podem ser omitidas e manter o significado intato. Quando são omitidas, temos a expressão “chamados santos”; isto é, “designados santos”.

Santos é a tradução do grego hagioi, que significa literalmente “seres santos”. Santo significa dedicado. Santo é aquele que foi “separado” por Deus. Pode ainda ter um longo caminho para chegar à santificação, mas o fato de que essa pessoa escolheu Cristo como Senhor a assinala como santa no significado bíblico da palavra.

7. Paulo diz que eles foram “chamados para ser santos”. Isso significa que algumas pessoas não são chamadas? Como Efésios 1:4, Hebreus 2:9 e 2Pedro 3:9 nos ajudam a entender o que Paulo queria dizer?

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós Efésios 1:4

Mas nós vemos Jesus fazendo isso. Por um pouco de tempo ele foi colocado em posição inferior à dos anjos, para que, pela graça de Deus, ele morresse por todas as pessoas. Agora nós o vemos coroado de glória e de honra por causa da morte que ele sofreu. Hebreus 2:9

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 2Pedro 3:9

A grande notícia do evangelho é que a morte de Cristo foi universal; foi por todos os seres humanos. Todos foram chamados para ser salvos nEle, “chamados para serem santos” mesmo antes da fundação do mundo. A intenção original de Deus era que toda a humanidade encontrasse salvação em Jesus. O fogo final do inferno foi preparado só para o diabo e seus anjos (Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos     Mt 25:41). Que algumas pessoas não tirem proveito do que lhes foi oferecido não exclui o aspecto maravilhoso do dom mais do que alguém em greve de fome em uma feira exclui a maravilhosa fartura ali encontrada.

Pense nisto: Mesmo antes da fundação do mundo, Deus chamou você para ter salvação nEle. Por que você não haveria de permitir que nada, absolutamente nada, o impeça de ouvir Seu chamado?         



Nenhum comentário:

Postar um comentário