quinta-feira, 1 de julho de 2010

Toque pessoal




Uma carta é uma coisa, outra coisa é uma visita pessoal. Foi por isso que Paulo, embora houvesse escrito aos romanos, anunciou na carta que tinha a intenção de vê-los pessoalmente. Ele queria que eles soubessem que iria, e por quê.

2. Que razões Paulo deu para não ter visitado Roma mais cedo? Por que ele decidiu visitar Roma naquela ocasião? Que declaração ele fez sobre a relação entre os gentios e os judeus? 

20  esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio;
21  antes, como está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito.
22 Essa foi a razão por que também, muitas vezes, me senti impedido de visitar-vos.
23  Mas, agora, não tendo já campo de atividade nestas regiões e desejando há muito visitar-vos,
24  penso em fazê-lo quando em viagem para a Espanha, pois espero que, de passagem, estarei convosco e que para lá seja por vós encaminhado, depois de haver primeiro desfrutado um pouco a vossa companhia.
25  Mas, agora, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos.
26  Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém.
27  Isto lhes pareceu bem, e mesmo lhes são devedores; porque, se os gentios têm sido participantes dos valores espirituais dos judeus, devem também servi-los com bens materiais.  Rm 15:20-27

O grande missionário aos gentios sentia-se constantemente impelido a levar o evangelho a áreas ainda não atingidas, deixando que outros trabalhassem em áreas em que o evangelho já havia sido estabelecido. Nos dias em que o cristianismo era jovem, e havia poucos obreiros, teria sido um desperdício do valioso potencial missionário que Paulo trabalhasse em áreas já penetradas. Ele disse: “Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro”, e assim, “o entenderão aqueles que não o haviam escutado” (Rm 15:20, 21, NVI).

Não era propósito de Paulo acomodar-se em Roma. Era seu objetivo evangelizar a Espanha. Ele esperava conseguir o apoio dos cristãos em Roma para essa aventura.

3. Que princípio importante sobre a missão podemos tirar do fato de que Paulo buscou ajuda de uma igreja estabelecida para evangelizar uma nova área?

Leia novamente Romanos 15:20-27. Note quanto Paulo desejava servir; isto é, seu grande desejo era ministrar e servir. Qual é o motivo para suas ações?                   



Nenhum comentário:

Postar um comentário