quinta-feira, 29 de julho de 2010

Lei e fé




Como vimos ontem, Paulo mostrou que o trato de Deus com Abraão provou que a salvação vem por intermédio da promessa da graça e não pela lei. Então, se os judeus desejassem ser salvos, teriam que abandonar a confiança em suas obras para obter a salvação e aceitar a promessa de Abraão, agora cumprida na vinda do Messias. As condições são as mesmas, realmente, para todos, judeus ou gentios, que pensam que suas “boas” obras são tudo o que é necessário para os reconciliar com Deus.

5. “O princípio de que o homem pode se salvar por suas próprias obras... está na base de toda religião pagã. ... Onde quer que seja mantido, os homens não têm barreira contra o pecado (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 35, 36).Que significa isso? Por que a ideia de que podemos salvar a nós mesmos mediante nossas obras nos deixa tão expostos ao pecado?

6. Como Paulo explicou a relação entre a lei e a fé em Gálatas? 

21  É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei. Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem. Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.  Gl 3:21-23

Se existisse uma lei que pudesse dar vida, essa teria sido certamente a lei de Deus. Ainda assim, Paulo diz que nenhuma lei, nem mesmo a de Deus, pode dar vida, porque todos a violaram e, portanto, todos estão condenados por ela.

Mas a promessa da fé, revelada mais completamente em Cristo, livra todos os que creem de estar “sob a tutela da lei”; isto é, de ser condenados e sobrecarregados na tentativa de conseguir a salvação por meio dela. A lei se torna um fardo quando apresentada sem a fé, sem a graça – porque sem a fé, sem a graça, sem a justiça que vem pela fé, estar sob a lei significa estar sob o fardo e a condenação do pecado.      






Nenhum comentário:

Postar um comentário