3. À medida que o tempo permitir, folheie rapidamente o livro de Levítico. (Veja, por exemplo, Levítico 12, 16, 23.) Que pensamentos vêm à sua mente ao ler todas essas regras, regulamentos e cerimônias? Por que seria impossível seguir muitas dessas cerimônias nos tempos do Novo Testamento?
É conveniente classificar as leis do Antigo Testamento em várias categorias: (1) lei moral, (2) lei cerimonial, (3) direito civil, (4) estatutos e juízos e (5) leis de saúde.
Em parte, essa classificação é artificial. Na realidade, algumas dessas categorias estão relacionadas, e existe considerável sobreposição. Os antigos não as viam como separadas e distintas.
A lei moral está resumida nos Dez Mandamentos (Êx 20:1-17).
1 Então, falou Deus todas estas palavras:
2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, ....
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
11 porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.
12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo. (Êx 20:1-17)
Essa lei resume os requisitos morais da humanidade. Esses dez preceitos são ampliados e aplicados em vários estatutos e juízos ao longo dos primeiros cinco livros da Bíblia. Essas amplificações mostram o que significava guardar a lei de Deus em várias situações. As leis civis não deixam de estar relacionadas. Elas também estão baseadas na lei moral. Definem o relacionamento de um cidadão com as autoridades civis e com seus concidadãos. Determinam as penalidades para várias infrações.
A lei cerimonial regulava o cerimonial do santuário, descrevendo as várias ofertas e as responsabilidades do cidadão individual. Os dias de festas são especificados; e sua observância, definida.
As leis de saúde se sobrepõem a outras leis. As várias leis quanto à impureza definem a impureza cerimonial, e ainda vão além dessas para incluir os princípios higiênicos e de saúde. As leis a respeito das carnes limpas e impuras são baseadas em considerações físicas.
Embora os israelitas em geral provavelmente considerassem essas leis como um todo, tendo vindo do mesmo Deus, em sua mente devia haver certas distinções. Os Dez Mandamentos haviam sido pronunciados diretamente por Deus para o povo. Esse fato os faria considerá-los especialmente importantes. As outras leis foram repetidas por Moisés. O ritual do santuário só poderia ser mantido enquanto houvesse um santuário em operação.
Os direitos civis, pelo menos em grande parte, não mais poderiam ser impostos depois que os judeus perderam a independência e caíram sob o controle civil de outra nação. Muitos dos preceitos cerimoniais não mais podiam ser observados depois que o templo foi destruído. Igualmente, depois que o Messias veio ao mundo, muitos dos tipos encontraram seu antítipo e não mais tinham validade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário